Para garantir a formação profissional das detentas do presídio feminino de Três Lagoas, o Senai está oferecendo o curso de Costura Industrial, no próprio presídio, com duração de 3 meses. O término da capacitação está previsto para 22 de março de 2013.
Três Lagoas
Senai capacita presidiárias de Três Lagoas
Quarenta internas estão participando do curso de Costura Industrial que terá duração de três meses
De acordo com Adevaldo Vasconcelos Reginaldo, gerente do Senai-Unidade Três Lagoas, para oferecer o curso, a instituição instalou 20 máquinas industrias no presídio e disponibilizou um instrutor para ministrar as aulas. No total, são 40 presas inscritas, divididas em duas turmas de 20 alunas. As aulas serão realizadas no período da manhã e tarde. Cada turno é composto por 4 horas, com conteúdo teórico e prático.
Para Adevaldo, o curso irá permirtir às reeducandas aquisição de conhecimento técnico, elevar a autoestima, além de capacitá-las para a reintegração no mercado de trabalho, pois, após cumprirem a pena, elas estarão aptas a trabalhar em empresas do ramo de confecções.
Ao ser questionado sobre o preconceito por parte dos diretores das empresas em relação às presidiárias, Adevaldo disse que o prejulgamento vem diminuindo. “Os empregadores estão mais dispostos a oferecer uma nova chance”, e continuou: “Porém, com a qualificação, as portas abrem-se ainda mais”, pontuou.
Segundo Marcela Dias Maio, diretora do presídio, a parceria entre Senai e presídio é positiva. Oferecer capacitação profissional às presidiárias é uma forma de estimulá-las a buscar uma nova vida.
Novos Cursos
Já em janeiro de 2013, a oportunidade será oferecida pelo Projovem para internas de 18 a 29 anos. Os cursos serão de operador de caixa, auxiliar administrativo e office-girl, todos com seis meses de duração. As alunas receberão uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 100.