Um grupo de servidores da Justiça Eleitoral faz um trabalho de esclarecimento junto aos eleitores de todo o Estado. Em Três Lagoas não é diferente.
Neste sábado (25), quatro servidores estiveram na praça Senador Ramez Tebet, ajudando os três-lagoenses entender melhor como se usa a urna eletrônica, com ênfase no voto para dois senadores e também na obrigatoriedade do uso de dois documentos para votar no dia 3 de outubro.
Depois de palestras em escolas e faculdades, o grupo encerra na próxima quarta-feira os trabalhos na feira noturna, das 18 às 21hs
No local, além de duas urnas eletrônicas usadas para a simulação do voto, os servidores, distribuem o Guia do Eleitor, que explica tudo relacionado ao tema, a Cartilha do Eleitor, que reúne informações com o objetivo de conscientizar da importância do voto e a famosa “colinha”, para as pessoas evitarem o erro na hora da votação.
PRINCIPAIS DIFICULDADES
O voto em dois senadores nas eleições 2010, é a principal dúvida do eleitor de Três Lagoas. “É por isso que estamos dando uma ênfase maior nessa questão. As pessoas não sabem que se votar no mesmo senador duas vezes, anula o segundo voto”, destaca a servidora da 9ª Zona Eleitoral, Rafaella Zucarelli Rezende, 24.
Outro ponto que tem registrado dificuldade para com a população é a questão dos documentos.
“Esse ano, quem não levar o título de eleitor e mais um documento com foto, não vai votar. Os eleitores estão tendo bastante dificuldade com essa questão e a dos senadores. Principalmente idosos e pessoas com menor grau de escolaridade”, explica Rafaella.
As orientações começaram as 9 e foram até ao meio dia. “Nosso trabalho tem como objetivo uma maior agilidade na eleição e a ausência de filas. É muito importante as pessoas terem consciência que o voto é muito importante”, finalizou a servidora.