
Uma simulação em tempo real de acidente com carga perigosa movimentou a avenida capitão Olinto Mancini, próximo ao Cristo, na manhã desta sexta-feira, dia 7. A ação integrada envolveu 38 pessoas de diversos órgãos públicos e empresas. A iniciativa foi do Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul).
Participaram o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Rodoviária, Samu, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, participação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e indústria que atua na cidade, Eldorado Brasil. Todos especializados no atendimento a emergência.
A simulação marcou o encerramento de uma capacitação para instituições que integram a Comissão de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências com Produtos Perigosos (P2R2).
Simulação
No exercício, a colisão entre um automóvel e o caminhão de transporte carregado com produto corrosivo (amônia gasosa) resulta em uma vítima. Houve vazamento do produto químico na pista. A partir deste cenário, as diversas instituições procederam ao atendimento, de forma a avaliar o tempo de resposta e ainda a qualidade do socorro.
O treinamento, que durou cerca de duas horas, mobilizou todos os órgãos envolvidos no processo, desde o pedido de socorro; sinalização do local do acidente; identificação da carga; socorro e resgate da vítima, até a limpeza do local afetado pelo produto químico.
A pista foi interditada e o trânsito desviado para uma via lateral. Agentes municipais de trânsito auxiliaram na organização do tráfego. Ambulâncias do Samu, dada P2R2, além de viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas.