Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Técnicos vistoriam 14 barragens de resíduos minerais em MS

Equipe de fiscalização do Imasul percorreu in loco barragens na região de Corumbá

 - Assessoria/Noticias MS
- Assessoria/Noticias MS

Técnicos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) vistoriaram in loco 14 barragens de resíduos minerais existentes no Maciço de Urucum, no município de Corumbá, pertencentes à companhia Vale, nesta segunda-feira, 7. De acordo com o órgão, em análise preliminar técnica, não foi constatado indícios que sinalizem a possibilidade de uma ocorrência como a que atingiu a região de Mariana, em Minas Gerais (MG).

A vistoria foi realizada durante toda a tarde de segunda por oito técnicos do Imasul – sendo seis de Campo Grande e dois da Regional do instituto em Corumbá – juntamente com três profissionais do CREA. Nesta terça-feira,8, a equipe do Imasul ainda fará a coleta de amostras de água em rios próximos ao local das barragens, para análise em laboratório.  O laudo técnico elaborado pela equipe multidisciplinar deverá ser apresentado nos próximos dias.

“Vistoriamos todas as barragens da Vale e podemos dizer com segurança que as populações de Corumbá e Ladário podem ficar tranquilas. Em uma suposta situação de rompimento de alguma das estruturas, não haveria prejuízos à população. Há sim impactos ambientais para a fauna, flora e recursos hídricos da região numa eventualidade como essa, mas em princípio a situação está sob controle. Vamos elaborar um laudo técnico que será apresentado à empresa e aos demais órgãos competentes”, afirmou o diretor de Licenciamento do Imasul, Ricardo Eboli, que coordenou a vistoria nas barragens, nas minas de Antônio Maria Coelho e Urucum.

Agora, a equipe do Imasul ainda irá solicitar informações técnicas adicionais à Vale. Após o envio dessas informações, o laudo final, com o resultado das análises e possíveis recomendações, deverá ser concluído em sete dias úteis. (Notícias MS)