Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas registra aumento no número de emissões de CNH

Município registrou crescimento de 225% no número de emissões da primeira Carteira Nacional de Habilitação

Mais de mil motoristas foram habilitados neste ano - Arquivo JP
Mais de mil motoristas foram habilitados neste ano - Arquivo JP

Enquanto, a maioria dos estados do Brasil registra queda no número de emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Três Lagoas contabilizou aumento no número de emissões do documento. Comparado o ano passado, foram emitidas 600 carteiras a mais, um aumento de 225%, segundo dados do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS).  O mesmo acontece em Mato Grosso do Sul.

No munícipio, foram emitidas, até anteontem, 1.091 novas CNHs nas categorias A, B e AB (motos e carros). No mesmo período do ano passado, 335 novos motoristas haviam sido habilitados, aumento de 225%.

Três Lagoas já passou o número de todas as emissões da primeira Carteira Nacional de Habilitação contabilizadas durante todo o ano passado, 947.

O mesmo vem acontecendo no Estado. De janeiro a 11 de agosto, 22.214 novos motoristas foram habilitados, enquanto que até a mesma data em 2014, MS havia registrado 7.533 habilitações, aumento de 194%. Ainda segundo o Detran, durante todo o ano passado o Estado contabilizou 22.566 novas CNH emitidas.

PAÍS

Esse aumento contraria a situação da maioria dos estados brasileiros, em São Paulo, de janeiro a julho deste ano, 312.332 carteiras foram emitidas, no mesmo período do ano passado, 378.051, uma queda de 17%, de acordo com os dados do Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

VENDAS

Para os economistas um dos fatores que motivaram a queda na emissão de CNH é a queda no número de vendas de veículos, devido à crise financeira que o país vive, no último semestre houve uma redução de 20,7% comparada ao ano passado. Este é o pior resultado para o período desde 2007, segundo divulgou a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O munícipio acompanhou o restante do país, durante o mesmo período caiu 61,49%, em Três Lagoas. De janeiro a junho 2.052 veículos novos foram emplacados, em 2014 foram 5.328, na 6ª Agência Regional de Trânsito (Ciretran) de Três Lagoas.