Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três-lagoense adere ao monitoramento de veículos

Cresce procura por monitoramento de veículos em Três Lagoas

Mauro Justino Júnior, 32 anos, é proprietário da empresa Conte Comiggo - Elias Dias
Mauro Justino Júnior, 32 anos, é proprietário da empresa Conte Comiggo - Elias Dias

JP – Como funciona o sistema de monitoramento e rastreamento de veículos?

Mauro Justino – O serviço funciona da seguinte forma: um pequeno aparelho comunicador, após instalado e ativado no veículo, recebe via satélite suas coordenadas de latitude e longitude que determinam sua posição no planeta. Esta informação é transmitida via GSM/gprs (rede celular) aos servidores da Sascar lhe permitindo identificar com precisão sua localização no mapa. O cliente pode acompanhar, em tempo real, onde o seu veículo está pelo celular, com uma margem de apenas cinco metros.

 

JP  – Desde quando a sua empresa atua neste mercado em Três Lagoas?

Mauro – A Sascar, empresa que representamos, atua neste mercado há pelo menos 15 anos e vem crescendo de forma consistente nos últimos anos. A média tem sido de 20% de crescimento ao ano desde 2010. Acreditamos que Três Lagoas nos escolheu a partir do momento em que a indústria e seus processos tornaram-se determinantes ao crescimento do município. Novos padrões foram estabelecidos para o transporte e os serviços de inteligência passaram a ser obrigatórios em quase todos os lugares.

JP – Quais as vantagens de se possuir o serviço de rastreamento?

Mauro – Tudo depende do objetivo. Cada cliente possui uma necessidade e uma aplicação. Quem está de fora pensa logo em segurança, mas há também o ganho em previsibilidade com as estimativas de chegada de insumos ou na entrega do produto final. Há quem utilize esta ferramenta para gerenciar melhor as rotinas da sua empresa. Em síntese, os resultados levam ao aumento de produtividade e redução de custos.

JP – Você pode citar alguns exemplos de como o sistema pode ajudar em uma empresa, por exemplo?

Mauro: Tome por exemplo que hoje, Três Lagoas possui várias empresas de transporte de funcionários e um dos problemas que elas enfrentam é quando o passageiro afirma que o veículo não passou no ponto ou no horário determinado. Com o sistema, o gestor poderá controlar com precisão este fluxo. O equipamento marca até mesmo a parada dos veículos e o horário, então o cliente tem como controlar. Implantamos isso em uma empresa e houve melhora.

JP – Como surgiu a parceria com a Sascar?

Mauro – Conheci a Sascar da melhor maneira, como cliente. Tive uma ótima experiência com o produto e principalmente quando precisei de uma assistência. A pessoa que me atendeu me fez o convite para ser parceiro comercial e, desta iniciativa, fomos além conseguindo credenciar a nossa Conte Comiggo como a representação técnica da região de Três Lagoas e de alguns municípios vizinhos no estado de São Paulo.

JP – Sabemos que este serviço tem crescido bastante em grandes e pequenas empresas. No entanto, ele também é acessível também para uso doméstico?

Mauro – Sim, muito. Nossa tecnologia tem acompanhado o mercado e a aplicação para o uso doméstico é um exemplo disso. Antes víamos apenas nos carros importados, pois eram muito caros, hoje é possível contar com o serviço com mensalidades a partir de R$39. É um mercado muito concorrido e competitivo, há opções de todos os preços e é importante que o usuário busque referências.

JP – Quais são benefícios de se ter um veículo de uso pessoal monitorado?

Mauro – Brincamos com nossos clientes que os finais de semana do futebol com os amigos nunca mais serão os mesmos [risos].  Muita gente pensa logo que terá sua vida invadida e suas rotinas estarão expostas. Mas isso não acontece de verdade. O serviço é pessoal, protegido por criptografia e senha. Na prática o que vemos nas relações entre casais, pais e filhos e na família em geral é o aumento da confiança. Além disso, tem o quesito segurança. Por exemplo, se o seu filho saiu e não retornou no horário combinado, você pode buscar o sistema para saber se aconteceu algo. Ou, se você deixou o carro estacionado, e de repente chegou o alerta que o carro está se movimentando, ajuda a localizá-lo. Por exemplo, estamos negociando com uma escola que oferece o serviço de transporte escolar a instalação do sistema. Com ele, os pais poderão acompanhar, pelo celular, todo o trajeto das crianças.

JP – Além de poder rastrear o seu veículo pessoal ou a frota da sua empresa, quais são as outras vantagens oferecidas por esse sistema da Sascar?

Mauro – É possível gerar uma infinidade de alertas e relatórios. Com o país atravessando turbulências, há um reflexo no trânsito devido às pessoas estarem mais estressadas e desatentas. Eu, por exemplo, me sinto bem quando recebo alerta no celular me avisando que minha esposa chegou bem no trabalho ou quando meus filhos chegaram à escola. Nossos técnicos quando estão em deslocamento pelo estado são acompanhados e os nossos clientes recebem estimativa de sua chegada. As empresas também podem obter relatórios de percurso em complemento ou substituição aos controles de visita, além de relatórios de desempenho por motoristas. Sem contar no serviço de atendimento, complementar, que pode ser acionado até mesmo em casos de chaves trancadas dentro do veículo, ou pneus furados, guincho, etc. Precisando, o cliente liga no 0800 e a empresa custeia o guincho ou o serviço de troca de pneus.

JP – E em casos de furto ou roubo, qual é o procedimento adotado pela empresa?

Mauro – Em caso de furto, o cliente não tem trabalho algum além de acionar a Sascar. A empresa conta com uma equipe de rastreamento que, além de acionar as autoridades competentes, ajuda nas buscas. Já são mais de 13 mil veículos recuperados.

JP – O três-lagoense tem aderido a esse novo serviço?

Mauro – Sim. Como nos grandes centros, o três-lagoense compreendeu a necessidade e tem aderido ao serviço.

JP – E no restante do país? É um serviço que está crescendo?

Mauro – Evidentemente. Enquanto o brasileiro for apaixonado por carro nossas frotas continuarão a crescer dando margem aos riscos. Prova disso está o crescimento da Sascar muito acima do PIB brasileiro.

JP – Hoje, em média, são quantos carros monitorados pela Conte Comiggo?

Mauro – Consideramos a Conte Comiggo como um bravo soldado da Sascar no cumprimento de sua missão. Sentimo-nos honrados em representar uma empresa que possui mais de 230mil veículos e 100mil cargas rastreadas anualmente. Eleita pela NTC & Logística como a melhor prestadora de serviços de monitoramento e em seu quadro técnico conta com mais de 400 técnicos de campo.

Em Três Lagoas, quais são os tipos de serviços oferecidos?

Em Três Lagoas Conte Comiggo! O município e a região contam com todas as tecnologias Sascar no gerenciamento de frotas e cargas, além do monitoramento para o uso doméstico. Nossa equipe local é formada aqui e além do perfil técnico, conta com ferramentas e unidades móveis.

Você pode citar alguns exemplos de casos em que contaram com a ajuda desse sistema?

Sim, no caso Isabella Nardoni por ex. Foi o rastreador do carro que derrubou a versão dos culpados devido o registro da hora em que o veículo foi desligado. Poderia tê-los inocentado se estivessem falando a verdade. Recentemente, ajudamos um amigo do Grupo RCN de Comunicação a reencontrar seu veículo, pois não se lembrava onde o havia estacionado. [risos]