RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 20 de abril

Confira como a tecnologia pode ajudar sua rotina de estudos

O JPNews dá 4 dias de como melhorar os estudos e render mais!

Por Redação
02/08/2021 • 08h35
Compartilhar

No mês de julho, encerraram-se as inscrições para o ENEM 2021. Agora é hora de pegar firme nos estudos, considerando que a entrada na maior parte das universidades brasileiras é por meio da nota do ENEM. Além disso, muitos outros vestibulares já têm data marcada, então, o foco precisa ser total!

Sabemos que nem só de estudos é composta a sua rotina e que é bastante importante conciliar os momentos de dedicação com uma dose de descanso e lazer. Mas como manter esse equilíbrio em tempos de vestibular ou, ainda, enquanto você já está na faculdade, cheio de tarefas, disciplinas e em plena pandemia?

Pensando nisso, separamos 4 dicas práticas que vão te ajudar a conciliar uma maratona de estudos com períodos produtivos de descanso e tempo livre. Confira:

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1. Crie uma rotina de estudos e se organize

A primeira coisa é criar uma rotina de estudos com bastante organização. Defina suas prioridades, faça um cronograma e decida antecipadamente o que e quando vai estudar. Dessa forma, você otimiza o seu tempo e faz com que a hora reservada seja focada apenas em estudar, sem perder tempo com a organização.

O ideal é que você separe quantos dias na semana vai estudar, por quantas horas e o que será estudado em cada momento. Você pode separar da forma que preferir, optando por deixar um dia para cada matéria ou diversificando os conteúdos. O importante é lembrar de separar por ordem de prioridade, para que você faça primeiro o que é mais urgente e dedique menos tempo às tarefas não prioritárias.

Um dos pontos mais importantes desse cronograma é incluir momentos de pausa ao longo do dia e, principalmente, separar os dias em que pretende descansar e ter tempo livre para lazer.

2. Use a tecnologia ao seu favor

Atualmente existem muitos aplicativos de produtividade, além de sites que ajudam a montar cronogramas e rotinas de estudo mais eficientes. Usar e abusar dessas ferramentas pode melhorar muito o desempenho nos estudos e proporcionar mais tempo para se dedicar às outras atividades sociais, pois esses programas são práticos e intuitivos.

Mas, além de aplicativos e sites, usar a tecnologia de forma inteligente também está relacionado com escolher um bom equipamento para te ajudar na rotina de estudos, ainda mais em tempos de pandemia e estudo remoto. Ter um bom computador ou notebook é fundamental para agilizar e potencializar os seus afazeres, deixando tudo mais prático.

3. Evite distrações

Evitar distrações pode ser uma tarefa bem difícil, ainda mais quando a rotina de estudos é muito puxada, seja para os vestibulandos ou universitários. Mas é necessário ter esse controle para que você tenha momentos de real concentração e absorção dos conteúdos, tornando seu estudo mais produtivo e eficiente. Consequentemente, isso vai diminuir o tempo que você se dedica às atividades e torná-lo mais leve.

Uma boa dica para evitar as distrações é deixar o celular longe na hora de estudar e desativar as notificações, para não cair na tentação de "dar uma espiadinha". As pausas entre os períodos de estudo também podem ajudar: o método pomodoro, por exemplo, determina 25 minutos de foco e 5 minutos de pausa.

Você pode tentar e ver se funciona no seu caso, mas lembre-se que é preciso dedicação até que o estudo se torne um hábito e as distrações não atrapalhem.

4. Separe um tempo para lazer e tenha equilíbrio

Como mencionado, o cansaço afeta a sua concentração e piora o desempenho nas atividades. Então, nada melhor do que manter o equilíbrio entre a produtividade e o tempo para outras atividades, pois, além de te deixar mais feliz, proporciona ainda mais qualidade ao seu estudo.

Separe em seu cronograma quais serão os dias da semana em que você não vai se dedicar às obrigações. Se preferir, você não precisa planejar antecipadamente o que fazer na sua folga, deixe esse momento livre para não sentir o peso de mais uma tarefa a ser cumprida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias