O Batalhão de Choque da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) tem reforçado sua atuação tanto na formação de novos policiais quanto no combate ao crime no estado. Entre abril e maio de 2025, o batalhão superou a marca de 1.500 horas/aula ministradas, distribuídas em diversos pontos de treinamento em cidades do interior de MS.
Os cursos oferecidos pelo batalhão ocorreram em sete municípios: Dourados, Ponta Porã, Aquidauana, Coxim, Três Lagoas, Jardim e Nova Andradina, com tópicos essenciais para o trabalho policial, como Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO) e Controle de Distúrbios Civis (CDC).
Aperfeiçoamento da Força Tática e formação de novos oficiais
Além dos cursos de formação de soldados, o Batalhão de Choque também tem se destacado pela realização do Curso de Aperfeiçoamento em Força Tática (CAFT), em Jardim, com foco em aprimorar a capacitação dos policiais para situações de maior risco.
Outro ponto importante é a contribuição do batalhão na formação de futuros oficiais da PM, com o envolvimento contínuo nos Cursos de Formação de Oficiais (CFO), garantindo que as lideranças da corporação recebam a preparação necessária para o enfrentamento dos desafios da segurança pública.
Expansão para treinamentos especializados
Na última semana, o Batalhão de Choque também recebeu alunos do Curso de Especialização em Policiamento de Trânsito Urbano (CPTUR), promovido pelo Batalhão de Polícia Militar de Trânsito.
Resultados concretos no combate à criminalidade
Mesmo com o foco na formação, o Batalhão de Choque também segue com sua atuação no combate ao crime. Entre janeiro e maio de 2025, o batalhão registrou mais de 200 prisões, 71 veículos recuperados e 60 armas apreendidas, com um prejuízo de mais de R$ 30 milhões ao crime organizado.
O tenente-coronel Rocha, comandante do batalhão, comentou sobre a importância de equilibrar a formação policial com a ação contra o crime. “Além de combater o crime organizado, instruir e bem formar é uma missão essencial do Choque. A responsabilidade de repassar técnica e valores é o que fortalece nossa unidade”, disse Rocha.