Magistrados, advogados, servidores do Judiciário e estudantes de Direito terão em setembro a oportunidade de se capacitar sobre o uso da inteligência artificial no campo jurídico.
A Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul (Esmagis) abriu inscrições para o curso “Inteligência Artificial na Prática Jurídica”, que será realizado nos dias 3, 4, 10 e 11 de setembro, com opção de participação presencial ou online, ao vivo.
A capacitação tem 12 horas de duração e será conduzida pelo servidor Marcos Rafael Coelho, atual secretário judiciário do TRE-MS e especialista em aplicações de IA na Justiça Eleitoral. As inscrições seguem até o dia 2 de setembro, pela plataforma virtual da Esmagis.
Voltado a operadores do sistema de Justiça e estudantes da área, o curso propõe uma abordagem prática da inteligência artificial generativa, com demonstrações ao vivo de ferramentas como ChatGPT, Claude e Google AI Studio.
Os participantes também vão discutir os limites éticos e jurídicos no uso dessas tecnologias, em conformidade com a Resolução CNJ nº 615/2025, que trata da regulamentação da IA no Judiciário brasileiro.
Ao todo, estão disponíveis 50 vagas presenciais e 50 online. Mais detalhes sobre o curso, incluindo valores e requisitos para participação, estão disponíveis no site da Esmagis.
*Com informações do TJMS