Mato Grosso do Sul fechou o primeiro semestre deste ano com um novo recorde na economia regional. Dados da Junta Comercial (Jucems) apontam que, de janeiro a junho, foram constituídas 5.727 empresas no estado. É o melhor desempenho desde o início da série histórica, no ano 2000.
Nesse mesmo período, no ano passado, foram abertas 5.211 empresas em MS. A análise dos dados mostra que, em 2024, houve um aumento de 10% no total de empresas constituídas.
No ranking desse desenvolvimento econômico, o ano com o desempenho mais baixo foi 2006, quando no primeiro semestre foram criadas 2.818 empresas no estado.
Nesse último mês, a Junta Comercial contabilizou a abertura de 895 empresas em MS. O setor de serviços desponta com 637 instituições, seguido pelo comércio com 221 e indústria com 37 novos estabelecimentos registrados no mês passado.
Entre as cidades, Campo Grande puxou o ranking de desenvolvimento com 385 novas empresas. Em segundo lugar veio Dourados com 97, Três lagoas com 47, Ponta Porã com 25 e Ribas do Rio Pardo com 22 novas firmas.
Na avaliação do diretor presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, o resultado reflete o crescimento econômico do Estado.
"Nós tivemos abertura de 895 novas empresas no mês passado, o que comprova que o desenvolvimento continua firme e forte em Mato Grosso do Sul. Estamos percebendo que o setor de serviços continua se destacando com praticamente 70% das firmas", citou.
Outro ponto detalhado pelo presidente da Jucems foi uma reação da construção civil. "As estatísticas apontam que o setor teve novos investimentos na área, o que engrandece o nosso Estado. Com isso, a Jucems mantém a sua política de simplificação e agilidade na liberação de processos para melhor atender a população", concluiu.
Empresas ativas - Os municípios de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas lideram o total de empresas ativas em Mato Grosso do Sul. Até o mês de maio, a Capital somava 68.841 empresas, Dourados ocupava o segundo lugar no ranking com 16.786 empresas e, na sequência, Três Lagoas com 7.779 instituições.
Já quando se contabiliza o desempenho de cada município neste ano, observa-se que Santa Rita do Pardo, localizado na região Leste de MS, teve o maior crescimento econômico, com aumento de 722% no número de empresas ativas desde janeiro.
Em Campo Grande o crescimento foi de 3% e em Três Lagoas de 2%. Já o município de São Gabriel d'Oeste chamou a atenção pela queda acentuada no total de empresas ativas (-85% até maio), sendo o pior desempenho neste ano em Mato Grosso do Sul.
Em todo o estado, no mês de maio, a Jucems registrou 165.022 empresa ativas. Os dados de junho sobre o total de empresas ativas ainda não foram disponibilizados.
*Fonte: Jucems e Semadesc-MS
CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG