RÁDIOS
Paranaíba, 22 de julho

Taxa do lixo custará, em média, R$ 30 para 70% dos moradores de Paranaíba

Prefeito alega que se não cobrar pode responder por improbidade

Por Talita Matsushita
04/12/2021 • 09h30
Compartilhar

A taxa do lixo, em Paranaíba, começa a ser cobrada no mês de dezembro, através da conta de água. A taxa terá seu valor estabelecido por meio da distribuição do custo dos serviços como geração de resíduos sólidos domiciliares, através do consumo de água e energia; frequência da coleta; e serviços e estruturas ofertados. A taxa já existe e foi aprovada na última sessão de 2020, porém nunca foi cobrada. 

“Tentamos segurar o máximo possível,  mas a partir de agora não dá mais. Por ser obrigação de todo gestor público, ele pode responder por improbidade administrativa, se abrir mão de receita. Seguramos o máximo, e agora vai chegar esta tarifa”, disse o secretário de Meio Ambiente, José Carlos Macedo Grande.

A estimativa é de que 70% da população pague até R$ 30 no valor desta tarifa, com desconto de 62,25% para famílias que estejam classificadas com renda menor ou igual a meio salário mínimo e consuma até 10 m³ de água. 

O imposto será usado para custeio do transporte do material com a finalidade de dar a destinação final e correta dos resíduos sólidos, melhorando o saneamento básico do município.

“Quero pedir a compreensão da população para que  nos ajude também fazer a separação de coleta seletiva, pois com isso vai reduzir o volume de material que vai no transporte . Tudo isso ajuda a baixar o custo,”, disse o prefeito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba