O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) comemora no próximo dia 28 de maio 24 anos de criação do batalhão especializado em combater crimes nos municípios da região da faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul. Para lembrar a data um evento será realizado no dia 26 na sede do DOF, em Dourados: a entrega da Medalha Águia da Fronteira. O evento acontece às 9 horas na Rua Coronel Ponciano, 400, Parque dos Jequitibás.
De acordo com o comandante do DOF, coronel Joel Martins dos Santos, serão homenageadas 15 personalidades que de alguma forma, direta ou indiretamente, contribuíram para o trabalho desenvolvido pelo departamento. “É um dia para lembrar e dar ênfase na pujança do DOF para o nosso Estado”, diz o comandante.
Criado em 1987 o DOF nasceu Grupo de Operações de Fronteira (GOF) e contava com efetivo de 16 policiais, oito civis e oito militares, para atuar especificamente na região da Grande Dourados. Após a reestruturação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em 1996 o GOF passou a se chamar Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e em maio de 1999 passou a operar também na região da fronteira com a Bolívia.
Atualmente o DOF atua em 51 municípios sul-mato-grossenses, mais efetivamente na faixa de fronteira. Os policiais de fronteira atuam principalmente na área rural das cidades atendidas pelo departamento. Ações de combate ao tráfico de drogas e ao contrabando de mercadorias estão entre as principais demandas de operações.