
A anfitriã África do Sul enfrentou o México nesta sexta-feira (11) no primeiro jogo da Copa do Mundo de 2010, no estádio Soccer City, e empatou por 1 a 1, com gols de Tshabalala e Rafael Marquez. Os sul-africanos lotaram as arquibancadas e empurraram o time, que jogou bem. O futebol mostrado pelos donos da casa surpreendeu, especialmente na segunda etapa. Exatamente por isso, o empate teve um gosto de frustração. A partida foi válida pelo grupo A, que ainda tem França e Uruguai.
O jogo começou embolado, com o nervosismo da estreia tomando conta das duas seleções, que demoraram para se sentir à vontade em campo. A expectativa gerada em torno dos comandados de Carlos Alberto Parreira deixou o início do jogo um pouco nervoso e os atletas cometiam muitos erros bobos de passe.
A partir da metade do primeiro tempo, o jogo ficou melhor. O México passou a ter mais posse de bola e a oferecer perigo, enquanto os sul-africanos se defendiam e apostavam no contra-ataque. Depois de algumas boas chances, aos 37min, Vela chegou a marcar, mas o juiz apitou corretamente o impedimento. Logo em seguida, a África do Sul assustou com Mphela, que se esticou para alcançar um cruzamento da linha de fundo, mas não conseguiu completar.
Na segunda etapa, o contra-ataque dos sul-africanos funcionou. Aos 10min, o atacante Tshabalala recebeu lindo lançamento, entrou livre na área e bateu forte, marcando um golaço. Depois do gol, o time do México ficou perdido em campo e por duas vezes quase tomou o segundo, principalmente com Modise, aos 20min. Cara a cara com o goleiro, ele bateu para fora.
Porém, aos 34min, o castigo para os sul-africanos. Em cruzamento na área, a zaga fez uma linha de impedimento equivocada e deixou Rafa Marquez sozinho para empatar o jogo. Aos 44min, uma oportunidade incrível para os donos da casa. O atacante Mphela ficou na cara do gol e bateu na trave, desperdiçando a chance da vitória.
O resultado manteve a escrita de que os donos da casa jamais perderam na abertura de uma Copa do Mundo. África do Sul e México ficam com 1 ponto cada um na competição. Pelo mesmo grupo A, se enfrentam nesta terça França e Uruguai, às 15h30 (de Brasília).