A atividade no comércio varejista brasileiro apresentou expansão de 5,8% em 2009, o pior desempenho desde 2004, informou hoje a Serasa Experian.
Os efeitos da crise internacional sob o setor, principalmente nos primeiros meses do ano passado, influenciaram os resultados. Em 2008, o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tinha avançado 13,9%.
Na análise por setor, o destaque do ano passado foi Móveis, Eletroeletrônicos e Informática, cujo índice subiu 12,8%, reflexo da retomada do crédito e da recuperação da confiança dos consumidores. Veículos Motos e Peças tiveram alta de 7,9%, a mesma elevação apurada em Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios. O maior recuo, no entanto, foi verificado em Material de Construção, com queda de 13,7% no indicador.
A Serasa mostrou ainda que, somente no mês de dezembro, o movimento no comércio varejista cresceu 2,4% ante o mês anterior, nos dados que descontam as influências sazonais. Teve impacto nesse aumento o segmento de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática (+3,3%).