Veículos de Comunicação

Oportunidade

Banco da Gente vai oferecer microcrédito a formandos de cursos profissionalizantes

A parceria foi firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MS)

Um termo de cooperação assinado pelo governo do Estado, através do Banco da Gente, dará a oportunidade para formandos de cursos profissionalizantes de se tornarem donos do próprio negócio. A parceria foi firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MS) e tem o objetivo de oferecer suporte de assessoria para os formandos que desejam montar uma microempresa.

O Banco da Gente vai oferecer aos futuros empreendedores o crédito necessário para a abertura da empresa, através do microcrédito produtivo e orientado. Desta forma, a ação visa minimizar as dificuldades que vão desde o conhecimento básico de gestão do negócio, criação e formalização da empresa, até como conseguir linhas de crédito com juros subsidiados para a compra de móveis, maquinários e utensílios para iniciar a atividade.

Entre os cursos oferecidos pelo Senac estão os de cabeleireira, manicure, cozinheiro, informática, entre outros. Segundo o administrador e responsável pelo Banco de Oportunidades do Senac, Paulo Roberto Machado de Andrade, o projeto iniciou partir de uma pesquisa realizada com os alunos da instituição. O resultado revelou que os formandos dos cursos profissionalizantes não querem trabalhar como empregados.

“Nosso Banco de Oportunidades funciona como uma assessoria, disponibilizando dicas para a inserção no mercado de trabalho e agora uma das opções será o microcrédito nas instituições parceiras, como o Banco da Gente. Fizemos uma pesquisa com os alunos e descobrimos que eles querem empreender então procuramos essas parcerias com instituições sérias e que têm o compromisso com a geração de emprego e renda”, afirma Paulo Roberto.

O administrador explica que um questionário será aplicado com os alunos para verificar o perfil empreendedor dos interessados no microcrédito e oferecer as opções das empresas parceiras. Além do Banco da Gente, a prefeitura municipal, através da Funtrab, e o Sebrae estão juntos na parceria com o Senac.