Banhos em águas transparentes, biscoitos e bolos feitos no fogão a lenha, sanduíche de jacaré, histórias e lendas de um lugar mágico e encantado pela natureza. Bonito é conhecido por suas belezas naturais e está entre os destinos contemplados pelo projeto Economia da Experiência do Ministério do Turismo (MTur). O objetivo do projeto é capacitar os empreendedores locais para agregar valor aos seus estabelecimentos através da oferta de atividades diferenciadas que despertem a emoção, prazer, inspiração e satisfação dos turistas em um verdadeiro Tour da Experiência – proposta da marca do projeto.
Um artista fantasiado de peixe fica no centro da cidade distribuindo panfletos da Agência AR, empreendimento que participa do projeto Economia da Experiência. Segundo Millayne Bechtllufft, a agência trabalha o conceito do projeto ao fugir do rotineiro e oferecer aos turistas pacotes personalizados. “Bonito já encanta só de chegar. Por isso, nosso diferencial são os pacotes personalizados. A gente faz uma análise do que o cliente quer desde o transporte até a pousada e busca fazer um roteiro específico para ele de acordo com seu perfil”, explica.
Em Bonito, o projeto desenvolveu dois roteiros em parceria com os empreendedores locais. O roteiro “Personalidades e Sabores de Bonito” propõe um encontro pleno com a natureza e suas magias através de atividades como o mergulho, flutuação, rapel, gruta, cachoeiras e passeios de bote. Além disso, na Estância Mimosa Ecoturismo, o turista será recebido em um ambiente temperado pelo sabor de biscoitos e bolos típicos feitos em fogão a lenha. O visitante poderá, ainda, se deliciar nas águas transparentes do Rio Mimoso e na cachoeira do Sinhozinho.
Já no roteiro de “Inspiração e Expiração”, o turista poderá relaxar em uma suíte temática e ser embalado pelos cantos e encantos da natureza. Ou, então, inspirar-se com as lendas locais e a influência dos índios kadiwéu na cultura de Bonito. O passeio pela fábrica de cachaça Taboa, produto local e o artesanato feito com produtos recicláveis também são atrações do roteiro.
Segundo a coordenadora geral de Produção Associada ao Turismo do MTur, Ana Cristina Albuquerque, a proposta é que os empreendedores diversifiquem os produtos ofertados aos turistas. “Hoje, o turista não quer só tirar uma foto do lugar visitado e levar como lembrança, ele quer viver emoções diferenciadas e essa é a proposta do projeto”, ressalta.
Além de Bonito, Costa do Descobrimento (BA), Belém (PA), Petrópolis (RJ), e Região da Uva e Vinho – Serra Gaúcha (RS) são destinos contemplados pelo projeto e já oferecem aos turistas produtos diferenciados com base na experiência e na vivência. O Economia da Experiência é desenvolvido pelo MTur em parceria com o Sebrae Nacional e sob gestão do Instituto Marca Brasil (IMB).