Veículos de Comunicação

SAÚDE

Casos de dengue seguem em baixa no Estado

Caracol, Bonito e Dourados registraram baixa de casos confirmados nos últimos 14 dias

Aumento de 20 casos em relação ao último boletim divulgado - Foto: Divulgação/ Governo de MS
Aumento de 20 casos em relação ao último boletim divulgado - Foto: Divulgação/ Governo de MS

O boletim epidemiológico da 44ª semana divulgado pela Secretária de Estado de Saúde (SES), nesta terça-feira (4). Aponta que Mato Grosso do Sul registrou 8.272 casos de Dengue confirmados, em 2025, aumento de 20 casos em relação ao boletim divulgado na semana passada.

Caracol, Bonito e Dourados registraram baixa incidência de casos confirmados nos últimos 14 dias. Ao todo, o estado registrou 13.534 casos prováveis e 18 mortes confirmadas em decorrência da doença, e outras 7 estão sob investigação.

As mortes ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. Entre as 18 vítimas, 7 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

SITUAÇÃO DA VACINAÇÃO

Conforme o relatório, 188.875 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. A vacinação continua estagnada e apresenta os mesmos números do boletim anterior. Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A imunização contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização pela doença, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

CASOS DE CHIKUNGUNYA

O Estado registrou 13.695 casos prováveis, sendo 7.525 confirmados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) , conforme o boletim. O documento também confirma 74 casos da doença em gestantes.

A doença é uma arbovirose transmitida pela picada de fêmeas infectadas dos mosquitos do gênero Aedes.

Conforme o relatório, 16 mortes foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi. Entre as vítimas, 12 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

As autoridades alertam que a população deve evitar automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

*Com informações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul