Veículos de Comunicação

Esportes

Clubes dão prioridade máxima ao Brasileiro que começa hoje

Muita coisa ainda pode mudar na janela de transferências, transformando as equipes e fazendo com que a ordem de grandeza de cada uma se modifique

O Santos de Neymar e Muricy é um dos favoritos a conquista do título -
O Santos de Neymar e Muricy é um dos favoritos a conquista do título -

Desde a criação do Brasileirão de pontos corridos, em 2003, a rodada de abertura não tinha tanta importância quanto a que se inicia neste sábado. Diante das eliminações da maioria dos principais clubes brasileiros na Libertadores, a grande competição nacional não ficará em segundo plano como em outras edições.

As edições passadas dos pontos corridos já apontavam para uma certa identidade da competição. Alguns padrões se repetiam, dando uma cara à principal competição de clubes do país. Parte dessa identidade era, infelizmente, o esvaziamento das primeiras rodadas, com uma batalhão de clubes colocando o Campeonato Brasileiro em segundo plano.

Em 2011, será bem diferente. A largada do Brasileirão terá 15 dos 20 clubes totalmente voltados para o campeonato. Se algo está diferente no início, é lógico pensar que será diferente, também, na reta final.

Os dois últimos campeões brasileiros foram pouco convincentes. O São Paulo de 2008, o Flamengo e o Fluminense aproveitaram-se da incompetência de seus adversários (especialmente o Flamengo) e ganharam praticamente por serem os "menos piores". Tiveram méritos, é claro, mas foram equipes fracas se comparadas com outros campeões dos pontos corridos.

Com as principais equipes brasileiras entrando forte desde o início no Brasileirão, dificilmente isso acontecerá. A irregularidade de quem disputou lá em cima nos últimos anos tem muito a ver com falta de qualidade no elenco ou, no caso das equipes com mais estrutura, a divisão de atenções com outras competições. É claro que o equilíbrio entre os times brasileiros também entra nessa equação, mas mais do que nunca, em 2011 será difícil disputar o troféu sem material humano para tanto.

Muita coisa ainda pode mudar na janela de transferências, transformando as equipes e fazendo com que a ordem de grandeza de cada uma se modifique. Mas o certo é que o foco total na competição da maioria dos clubes desde a sua largada deve diminuir as surpresas nesse Brasileirão, premiando efetivamente quem está mais preparado para vencer.

FAVORITOS

E quais seriam essas equipes? É difícil apontá-las com precisão antes da janela de transferências, mas existem elencos que claramente estão acima dos demais.

O Cruzeiro tem peças de extrema qualidade e uma maneira de jogar bem definida, que lhe coloca à frente dos demais. O fantasma da falta de poder de decisão pode assombrá-lo mais adiante, mas o time Celeste é candidatíssimo ao título.

Inter e São Paulo talvez tenham os melhores elencos do país em termos de quantidade de opções, mas vivem momentos um tanto turbulentos. Os gauchos ainda se adaptam a um treinador novo, com ideias diferentes que podem tirar a solidez do time no início. Já o São Paulo se encontra em crise e terá que administrá-la se quiser brigar na ponta de cima.

O Fluminense é outro candidato, com um grupo de qualidade que deve ser reforçado e a chegada de Abel Braga para colocar ordem na casa. Já o Santos tem os jogadores de maior talento do Brasil, mas a campanha longa na Libertadores deve lhe tirar da disputa, já que a conquista sul-americana costuma criar acomodação, enquanto uma derrota poderia criar uma crise de confiança irremediável.