Veículos de Comunicação

Oportunidade

Confiança de empresários recua 2,7% em 2013

As vendas de Natal, segundo a Serasa Experian, registraram em 2013 o pior desempenho em 11 anos

A confiança dos empresários do comércio encerrou 2013 com queda de 2,7% em relação a dezembro de 2012. 

Esse é o quinto recuo consecutivo do Icec (Índice de Confiança dos Empresários do Comércio), divulgado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). 
 
Segundo os dados da CNC, a queda é provocada por percepções predominantemente negativas das condições correntes gerais (-7,4%) e nas avaliações da economia (-10,5%). 
 
A CNC também aponta que o ano, marcado pela desaceleração das vendas, também prejudicou a percepção das condições correntes do setor, que registrou queda de 4.4%.
 
As vendas de Natal, segundo a Serasa Experian, registraram em 2013 o pior desempenho em 11 anos. As vendas do varejo no Brasil subiram 2,7% no período entre 18 a 24 de dezembro do ano passado, o menor percentual desde quando o dado começou a ser medido. 
O ritmo de consumo foi reduzido por causa do crédito restrito, da baixa confiança, da alta do dólar e dos juros.