Veículos de Comunicação

Oportunidade

Distribuidoras menos eficientes terão reajuste menor, diz Aneel

A mudança é um dos itens do terceiro ciclo de revisão tarifária, que está sendo votado hoje

As distribuidoras de energia que tiverem custos operacionais menos eficientes terão reajustes de energia menores, decidiu nesta terça-feira a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A mudança é um dos itens do terceiro ciclo de revisão tarifária, que está sendo votado hoje. A média de ganhos de produtividade das distribuidoras calculada pela agência foi de 0,782%. Esse valor será usado como referência para a definição dos custos operacionais de cada distribuidora.

Funcionará da seguinte maneira: os custos operacionais, como o dinheiro gasto com manutenção, das empresas que tiverem eficiência abaixo da média serão considerados menores. Esse rebaixamento acabará sendo refletido no reajuste das tarifas.

O objetivo da Aneel é incentivar as empresas a adotar práticas de gestão mais eficientes e assim reduzir as contas de luz.

A revisão tarifária é um dos mecanismos de definição do valor da tarifa, assim como os reajustes anuais. A revisão é feita aproximadamente a cada quatro anos, quando são redefinidos custos operacionais e a remuneração dos investimentos das distribuidoras.