Veículos de Comunicação

Esportes

Egito diz que confronto com Argélia na Copa Africana será "uma guerra"

Após perder o primeiro jogo, o time egípcio venceu a partida de volta com um gol marcado aos 50min do segundo tempo

A seleção do Egito vê o confronto desta quinta-feira, contra a Argélia, nas semifinais da Copa Africana de Nações será "como uma guerra". As duas seleções decidiram, em um jogo extra, a última vaga do continente para a Copa do Mundo-2010 –que ficou com os argelinos–, e a violência e a tensão subsequentes do confronto geraram uma crise entre os dois países.

"Cada confronto contra a Argélia é como uma guerra. Vamos mostrar ao mundo inteiro que merecemos mais que eles ir ao Mundial", falou o atacante Mohamed Zidan, um dos principais jogadores do Egito.

Egito e Argélia fizeram confronto direto na repescagem das eliminatórias africanas pela última vaga do continente para a Copa-2010, em novembro do ano passado. Após perder o primeiro jogo, o time egípcio venceu a partida de volta com um gol marcado aos 50min do segundo tempo, provocando um jogo extra. A partida foi marcada pela depredação que provocou nas ruas do Cairo e pelos ataques ao ônibus da delegação argelina, que foi apedrejado –jogadores ficaram feridos no incidente

No jogo extra, no Sudão, a Argélia venceu por 1 a 0 e ficou com a vaga. A tensão continuou, embaixadores de ambos países pediram garantias de seguranças a seus cidadãos que estavam em território dos rivais e a situação ficou próxima de um incidente diplomático: a Fifa chegou a colocar em dúvida a realização de repescagens para a próxima Copa, enquanto o Egito decidiu boicotar a Argélia em competições esportivas.

Os organizadores do torneio anunciaram que serão aplicadas fortes medidas de segurança para a partida de hoje, em uma tentativa de evitar qualquer ato violento por parte das duas torcidas –principalmente em uma já manchada Copa Africana, que começou com um ataque de um grupo separatista angolano à seleção do Togo, que deixou dois mortos.

A outra semifinal será entre Gana e Nigéria.

NA TV – Gana x Nigéria
ESPN Brasil, ao vivo, às 14h
NA TV – Argélia x Egito
ESPN, ao vivo, às 17h30