Veículos de Comunicação

Maracaju

Em quatro dias já choveu 67,5% do previsto para o mês inteiro

A previsão para os próximos dias é de que as chuvas darão trégua. Segundo Natálio Abraão, a semana será de sol entre nuvens esparsas

Nos quatro primeiros dias do mês de abril já choveu 56 mm em Três Lagoas, o equivalente a 67,5% da média esperada para todo o mês, que é de 83 mm. Além de Três Lagoas, as fortes chuvas têm atingido cidades das regiões norte, nordeste e parte do leste do Estado.

 De acordo com o meteorologista da Anhanguera-Uniderp, Natálio Abraão, as chuvas deveriam começar a diminuir desde março, entretanto acontece o contrário, persiste o mau tempo seguido de temporais. Em março choveu quase três vezes mais do que o estimado. “Para Três Lagoas a previsão era que chovesse 142 mm, porém choveu bem além do esperado, 391,4 mm”, explicou. Em janeiro as chuvas também ultrapassaram o limite. Choveu 328,5 mm e era previsto 215,5 mm.

O meteorologista disse que ainda não foi possível fazer um levantamento detalhado sobre a instabilidade do tempo, entretanto, ele adiantou que um dos responsáveis é o fenômeno "El Niño" (alterações significavas na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico), que tem causado o resfriamento do oceano e consequentemente causado irregularidades climáticas. “Há cidades em que chove mais do que o esperado, mas também existem municípios onde as chuvas não chegam. Continuaremos estudando os detalhes dessa mudança climática”, afirmou o especialista.
 
A quantidade de chuvas registradas na cidade no mês de fevereiro foi a única abaixo do esperado. Era previsto pelo setor de meteorologia da universidade que as chuvas atingissem 165 mm, porém só choveu 84 mm.

PREVISÃO

A previsão para os próximos dias é de que as chuvas darão trégua. Segundo Natálio Abraão, a semana será de sol entre nuvens esparsas e não deve chover forte no município.