
A enxadrista três-lagoense Ana Carolina Candido Martinelli, de apenas 12 anos, é a primeira mulher sul-mato-grossense a entrar no rating da World Chess Federation (Federação Internacional de Xadrez-FIDE). O rating é um método criado para classificar os jogadores de xadrez (o mesmo que ranking), semelhante ao utilizado no tênis.
O mais impressionante é que a adolescente começou a treinar apenas no ano passado e já atingiu tal patamar. Estudante do 7º ano da escola Funlec, Ana Carolina, além de ser a primeira do Estado a constar na lista, é também a 59ª entre as mulheres do Brasil, a 14ª entre jogadores – contando ambos os sexos – até 12 anos e a quarta em relação à apenas as meninas de até 12 anos.
A enxadrista afirmou que o status de rating internacional é de extrema importância para qualquer atleta. “É muito importante mesmo. Faz você jogar contra adversários mais fortes e as pessoas acabam te respeitando bem mais durante os campeonatos”, salientou Ana Carolina, explicando que a rápida evolução se deve a intensa dedicação nos treinos.
Ao lado da mãe, ela viajou ontem para Itapetininga (SP), onde vai jogar pela equipe da casa, nos Jogos Regionais do Estado de São Paulo. O convite foi feito pelo coordenador da equipe de xadrez de Itapetininga, o árbitro regional Roberto Suardi Junior.