
Terminaram no final de semana passado os Jogos Escolares (Jems) e os Jogos da Juventude (Jojums) do MS. As partidas de xadrez foram realizadas na escola Caic, em Campo Grande. Dois enxadristas de Três Lagoas acabaram campeões invictos.
Além disso, ambos despediram-se das competições. Eduardo Narvaes termina em 2010 o terceiro colegial e não poderá disputar mais os jogos. Já Maria Eduarda Galvani, a “Duda”, completa em julho 14 anos e migra dos Jems para os Jojums. Eduardo Narvaes faturou os Jogos da Juventude após cinco vitórias seguidas.
“A última foi a mais complicada. Já tinha jogado contra meu adversário ano passado e ele usou uma tática nova. Dá uma certa tensão, mas quando consegui a vantagem me acalmei. Era o último ano, tinha que encerrar com chave de ouro”, disse Dudu. Segundo Maria Eduarda, que ganhou quatro partidas, a “ficha ainda não caiu”.
“É porque enfrentei uma adversária que estava com a mesma pontuação que eu. Mas estava bem confiante. Treinei bastante e me dediquei muito ao xadrez. Na hora que vi que daria mate (xeque-mate, a jogada que dá a vitória), e ela não teria como evitar, pensei ‘sou a campeã estadual’, vou para a Fortaleza”, vibrou Duda.
Ela e Eduardo estão classificados para o Campeonato Brasileiro, de 9 a 14 de setembro, em Fortaleza (CE). Dudu, que ganhou três Jems e três Jojums seguidos, deu a receita para mais uma conquista. “Não podemos distrair, tem que manter a concentração e nunca subestimar os adversários”, frisou.