Enquanto uns se divertem, outros suam a camisa. Mas o que pode parecer um sacrifício à primeira vista será uma alegria para muitos trabalhadores nas próximas semanas. Está aberta a temporada de contratações para 1.700 oportunidades de emprego em espetáculos, cruzeiros marítimos, hotéis, bares e restaurantes.
Com apresentações marcadas para todo o mês de janeiro, no Rio, a companhia internacional Cirque du Soleil tem 200 postos de trabalho para quem vai fazer o espetáculo “Quidam” acontecer fora do picadeiro. São chances para funções como atendente, assistente de camarim, caixa e recepcionista, entre outras.
Trabalho não é moleza
Atrás de uma chance nos bastidores do espetáculo está Neyder Henrique Lima, de 39 anos. Com mais de 23 anos de experiência em hotelaria e eventos, ele sabe que não é moleza trabalhar para garantir a diversão do público.
— É uma área que exige muito do profissional, mas vale a pena. O grande barato é justamente ver os outros se divertindo. É uma grande recompensa ver que tudo deu certo e que as pessoas estão naquele momento, em parte, por causa do nosso trabalho — afirma o candidato.
Não basta, no entanto, ter um bom currículo. Segundo os recrutadores, sorriso nos lábios, simpatia de sobra e disposição são as palavras de ordem para trabalhar no ramo de entretenimento.
Dinheiro extra
Formada em turismo, Thaís Silva, de 26 anos, também quer garantir uma oportunidade de trabalhar no Cirque du Soleil.
— Estou empolgada. Enquanto o público aprecia o espetáculo, eu vou aprovei$para ganhar experiência e conhecer novas culturas, além de ganhar um dinheiro extra — conta Thaís, que trabalha em eventos há dois anos para garantir sua renda no fim do mês.
Veja as vagas em aberto:
Cirque du Soleil – A consultoria Allis recebe currículos, até 11 de dezembro, para os cargos de atendente de bar, caixa, auxiliar de cozinha bilíngue, cozinheiro bilíngue, garçom, recepcionista bilíngue, vendedor, estoquista, assistente de camarim bilíngue, analista de suporte e auxiliar administrativo. É preciso ter ensino médio e, de preferência, prática na função. Os salários vão de R$ 800 a R$ 1.400. Comparecer à Avenida Rio Branco 80, 3 andar, no Centro do Rio, ou enviar currículo para [email protected].
Rede Othon – A rede de hotéis tem, pelo menos, 50 vagas em aberto, para atividades como auxiliar de serviços gerais, garçom, camareira, cumim, cozinheiro e mensageiro, entre outras. Enviar currículo para o e-mail [email protected] ou entregá-lo na portaria do Rio Othon Palace (Rua Aires de Saldanha 37, em Copacabana).
Navios cruzeiros – Há 950 vagas para trabalhar em transatlânticos. Na Royal Caribbean, são 500 oportunidades — com inscrições pelo site www.carreiraabordo.com —, enquanto a Infinity recebe currículos para 450 chances, pelo site www.infinitybrazil.com.br. As vagas são para funções como bartender, auxiliar de serviços gerais, garçom, recepcionista, atendente, cozinheiro, cabeleireiro e manicure, entre outras. É preciso ter conhecimentos de inglês.
Postos do Sine – O Sistema Nacional de Empregos (Sine), do governo do estado, está com cerca de 500 vagas para cargos como ajudante de cozinha, garçom e auxiliar de segurança, entre outros. Comparecer a postos como o da Avenida General Justo 275, no Centro do Rio.