A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) deu início nesta segunda-feira (05.04) aos trabalhos da terceira fase do Curso de Cirurgia Reabilitadora de Hanseníase. Na abertura do evento o secretário de Estado de Saúde, Kamil Hussein Fares, foi representado pelo o secretário-adjunto de Gestão Estratégica, Fabiano Tonaco Borges.
Fabiano Borges disse que “essa é mais uma ação de enfrentamento à Hanseníase, na busca de reduzir os casos do agravo notificados no estado. O Sistema Único de Saúde (SUS) e a SES/MT são proativos e, como tal, vão ao encontro das necessidades específicas dos usuários do sistema de saúde portadores de Hanseníase, num trabalho de inclusão social. E, nesse sentido, os Hospitais Regionais de Saúde (HRS) são estruturantes para o atendimento da demanda nessa área”.
Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Cícero Fraga de Melo, mais de 60 pessoas, dentre médicos e técnicos dos Hospitais Regionais de Cáceres, Rondonópolis, Sorriso, e Barra do Garças e do Hospital Geral Universitário estão assistindo as palestras do curso. Ele lembrou que Mato Grosso não mais ocupa a liderança no ranking dos estados brasileiros que registram a doença, as ações de enfrentamento à Hanseníase, adotadas por Mato Grosso baixaram os índices ficando o estado como quinto colocado.
Durante o curso serão formadas equipes que ficarão aptas a realizar operações reabilitadoras em pacientes prejudicados com sequelas provocadas pela Hanseníase. Um total de 27 voluntários, portadores de deficiências provocadas pela doença, foram selecionados para passar por cirurgias reabilitadoras nesta semana.
O treinamento dura uma semana, com aulas de 2ª a 6ª feira, 8 horas por dia, no Auditório do MT Hemocentro, situado à Rua Treze de Junho, 1.055, em Cuiabá e será encerrado na sexta-feira (09.04).
O curso está sendo ministrado pelo médico especialista em cirurgia reabilitadora de Hanseníase, Elifaz Cabral, da Secretaria de Estado de Saúde de Rondônia, com a assistência da coordenadora-adjunta do Programa Nacional de Controle da Hanseníase, Carmelita Ribeiro, e do representante da Comissão Nacional de Reabilitação, do Ministério da Saúde, Silvio Parente.
“No final do curso os médicos e técnicos participantes estarão aptos a realizar cirurgias que corrijam problemas causados pela Hanseníase, como Neurolise (inflamação dos nervos provocada pela doença), Transposição de Tendão (que provoca os efeitos conhecidos como Mão em Garra e Pé Caído) e Úlceras Plantares (feridas crônicas na sola dos pés). Estamos formando, já nessa turma do curso, 8 equipes que atuarão nos municípios de abrangência dos Hospitais Regionais de Saúde de Cáceres, Rondonópolis, Sorriso e Barra do Garças e outros”, explicou Cícero Fraga.
O Coordenador disse que os outros municípios, nos quais as equipes de Cirurgiões Reabilitadores de Hanseníase vão atuar são: Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Alta Floresta e Juína.
Estiveram presentes à abertura do curso o secretario-adjunto de Gestão Estratégica, Fabiano Tonaco Borges, a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Conceição Encarnação Vila, a diretora do Centro Estadual de Referencia em Média e Alta Complexidade (Cermac), Creza Moreira Pinto, a diretora do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), Lucia Provenzano, o representante do diretor do Hospital Geral Universitário (HGU) Vander Fernandes, médico Maurício Halet, o coordenador do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Cícero Fraga, médicos e técnicos de saúde do interior e da Capital.
PROGRAMAÇÃO –
Segunda –feira (05/04), abertura do evento, às 8h30.
9h00 às 10h00 – Aula 1: Diagnóstico da Hanseníase e Tratamento Clínico
Aula 2: Diagnóstico Diferencial na Hanseníase
10h00 às11h00 – Aula 3: Tratamento Clínico das Reações e Neurites Hansênicas
13h00 às 14h30 – Discussão dos casos cirúrgicos.
16h15 – Aula 4: Reação e Recidiva
17h00 – Aula 5: Comprometimento Neural e Incapacidades na Hanseníase
Terça-feira (06/04), 8h00 às 12h00 – Prática clínica, Cirurgia e Terapia Física
13h30 às 14h30 – Discussão dos casos cirúrgicos
16h00 – Aula 6: Técnicas de Prevenção de Incapacidades
16h30 – Aula 7: Descompressão Cirúrgica da Neuropatia Hansênica
Quarta-feira (07/04), 8h00 às 12h00 – Prática clinica, Cirurgia e Terapia Física
13h30 – Discussão dos casos cirúrgicos
14h30 – Aula 8: Tratamento Cirúrgico das Deformidades Hansênicas
16h00 – Aula 9: Terapia Física no Pré e Pós Operatório das Incapacidades Hansênicas
Quinta-feira (08/04), 8h00 às 12h00 – Prática Clínica, Cirurgia e Terapia Física
13h30 – Aula 10: Tratamento Cirúrgico do Mal Perfurante Plantar
14h30 – Aula 11: Tratamento do Mal Perfurante Plantar com adaptações de calçados
15h30 – Aula 12: Experiências do Distrito Federal no tratamento cirúrgico
Sexta-feira (09/04), 8h00 às 12h00 – Prática Clínica, Cirúrgica e Terapia Física
11h00 – Encerramento do Curso.