Estiveram reunidos em Florianópolis (SC) líderes dos estados da região Sul do Brasil e, do Mato Grosso do Sul, no 2º Encontro de Revitalização dos Espaços Comerciais, realizado pelo Sebrae e Codesul – Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul, no dia 21.
Resultado da parceria entre Sebrae, poder público e associações empresariais, o projeto piloto Revitalização tomou diferentes proporções em cada região. “Os estados tiveram autonomia para testar e potencializar as ferramentas de gestão e inovação”, explica o diretor técnico do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.
Representando Mato Grosso do Sul no evento, o prefeito Celso Vargas, de Maracaju, enfatizou: “o projeto vai gerar autoestima tanto na população quanto nos comerciantes”. Participante do painel de cases de sucesso, Vargas e um grupo de empresários discutiram a viabilidade e as potencialidades do projeto em cada município. “É um desafio para todos os elos envolvidos nessa ideia que, com certeza, vai trazer um retorno duradouro”, reitera Spyros Diamantaras, do Sebrae/SC.
Primeiro palestrante do evento, Cláudio Forner, o conselheiro de Roberto Justus no programa “O Aprendiz”, explicou a necessidade de revitalizar espaços públicos em prol do desenvolvimento local: “devido ao olhar exigente do público, os empresários de shopping precisam estar atentos as melhorias na infraestrutura garantida ao cliente, para manter a competitividade”.
Em Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, Jardim, Campo Grande e Maracaju participam do projeto. Em Maracaju, o projeto Shopping a Céu Aberto envolve os 60 comércios localizados na rua 11 de Junho, a principal rua que conecta a cidade a outros municípios e, prevê investimentos na infraestrutura e no layout da Rua. Simultaneamente, os empreendedores são capacitados para melhoria no atendimento ao cliente e no conceito da vitrine. Com a melhoria das fachadas, calçadas, sinalização, entre outros itens, o espaço se torna um ponto de referência tanto para a comunidade local quanto para os turistas.
“Estamos no caminho a Ponta Porã e queremos atingir esse público de viajantes que estão de passagem, com boas ofertas”, afirma o empresário Thiago Cerilo. Dono de três lojas que trabalham num misto de sorveteria e revistaria em Maracaju, Cerilo anima-se ao projetar seu negócio no futuro. “Como meu objetivo é transformar em franquia e, sei que tenho um longo caminho, vou aderindo às oportunidades que surgem”. Ávido por eventos no setor, o empresário capacita seus 13 funcionários visualiza sua marca no futuro próximo. “O investimento no layout da loja vai me garantir uma identidade visual e o projeto só vem a acrescentar”, finaliza.
O presidente da Associação Empresarial de Maracaju, Jézu Emerick Guimarães, que participou do evento junto a delegação do Estado, resumiu. “Aqui conhecemos as dificuldades que os empresários enfrentam nos outros municípios e as soluções encontradas”.
O projeto Shopping a Céu Aberto pretende promover a revitalização da rua 11 de junho, no centro da cidade, e fortalecer o comércio e tornar um ponto de referência para turistas e população local.
O objetivo do encontro é unir as lideranças para a troca de ideias e informações dos projetos que possuem em comum, além de participar de um dia de evento com a programação voltada especificamente para o tema “Revitalização”.