Veículos de Comunicação

Esportes

Evento de capoeira tem ênfase no lado cultural

Troca de cordas acontece neste sábado no bairro Colinos

Dança do Maculelê tem uso de bastões durante a apresentação -
Dança do Maculelê tem uso de bastões durante a apresentação -

No próximo sábado (12) o Centro Cultural “Professora Irene Marques Alexandria”, no bairro Colinos, será palco da troca de cordas (o mesmo que troca de faixas nas artes marciais) da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte da Capoeira (Abada-Capoeira).

O acontecimento estará voltado também para o lado cultural. “Para incrementar o evento será praticada a dança do Maculelê. As pessoas acham que é uma coisa ruim, que tem a ver com terreiro, macumba, essas coisas. Mas não tem nada a ver com isso”, frisou um dos organizadores, Tchesco Pereira.

Esse tipo de dança, acredita-se ter evoluído do Cucumbi, um antigo folguedo (festas populares de espírito descontraído que se realizam anualmente em diversas regiões do Brasil) de negros, até tornar-se um misto de dança e jogo de bastões, chamados grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem golpes.

O evento será aberto com a dança de hip hop dos internos do projeto Desafio Jovem Peniel, para dependentes químicos em recuperação. Na sequência, virá a dança do Maculelê e depois a troca de cordas. “Tem esse lado cultural mesmo. Os capoeiristas têm conhecimento total do que eles estão simbolizando. Tudo fruto de muito estudo”, afirmou Pereira.