Veículos de Comunicação

Oportunidade

Evento em Campo Grande destaca trabalho científico dos peritos oficiais

O seminário demonstra um avanço dos trabalhos da perícia

A perita criminal Rosangela Monteiro, de São Paulo (SP), que coordenou a perícia do caso Isabella Nardoni, realizou palestra destacando a importância o trabalho científico produzido pelos peritos oficiais.

O X Seminário Regional dos Peritos Oficiais de Mato Grosso do Sul, que acontece hoje (04), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), discute a autonomia e a modernização da perícia como garantia da produção isenta e qualificada da prova material.

Para Rosângela Monteiro, o seminário demonstra um avanço dos trabalhos da perícia. “Nada melhor que um seminário sobre perícia, hoje, quando é comemorado o Dia do Perito Criminal. Esta iniciativa é uma oportunidade para trocar informações e experiências entre os peritos. O perito é responsável por formalizar a prova técnica de forma fundamentada” afirmou Rosângela.

Rosangêla destacou que a perícia ainda é a “Rainha das Provas”: “As pessoas mentem, as evidências não. Um bom profissional consegue comprovar a autoria de um crime. A prova pericial não deixa dúvidas. É uma evidência técnica que confirma uma suspeita, por meio de um trabalho científico fundamentado”.

Durante a palestra, Rosângela, responsável pela perícia do caso Isabella Nardoni, destacou os recursos usados para a perícia do crime e a importância da prova para o desfecho do caso Isabella. O julgamento deve sair no início de 2010.

Para Emerson Reis Lopes, presidente da Associação de Peritos Oficiais de MS, a perícia é fundamental para a certificação das provas. “É fundamental que a sociedade tenha ciência da importância do trabalho do perito na produção de provas verídicas” afirmou Emerson.

Para a antropóloga Ana Carolina Cambenses Pareschi, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), os trabalhos dos peritos devem ser unificados em nível nacional. “A coordenaria de perícias de Mato Grosso do Sul está afinada com os objetivos da Senasp” destacou a palestrante.

O seminário contou com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. O evento prossegue à tarde, com temas relacionados à modernização e aperfeiçoamento do trabalho dos peritos oficiais.