O Coordenador Estadual do Programa Estadual de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), coronel Oscar Rodrigues, esteve em Brasília na semana passada a convite do senador Demóstenes Torres. Ele participou de uma audiência pública realizada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para debater a Política Nacional sobre Drogas. A indicação para a participação no evento foi do senador Valter Pereira.
De acordo com o coronel Oscar Rodrigues, “a participação nos debates foi boa por apresentar para o todo o Brasil a experiência do Proerd em Mato Grosso do Sul, já que a audiência foi transmitida ao vivo pela TV Senado e o evento contou com a participação de senadores e imprensa”, informou Rodrigues. Ele disse que ainda que entregou na audiência publica folhetos explicativos e apresentou um vídeo sobre o Proerd.
Cobertura
Coronel Oscar Rodrigues informou que o programa que existe desde o ano de 1.997, e já atendeu 122 mil adolescentes com idade entre 7 e 12 anos. Atualmente, as aulas educativas do Proerd chega a seis mil alunos por semestre. Ele também já adiantou que o programa atende 35 municípios, mas a cobertura praticamente vai dobrar com a qualificação de 42 instrutores já a partir de agosto. “Nosso objetivo é chegar a 100% de cobertura dos municípios até o ano de 2.010”, informou.
Proerd
O Proerd leva às crianças da 5ª e 7ª séries do ensino fundamental de escolas da rede pública e particular de ensino de todo o Estado, através de 17 lições oferecidas ao longo de seis meses, informações sobre combate a violência. Também coordena oficinas para promover o reforço da autoestima dos jovens e solucionar conflitos sem recorrer à violência.