Com o objetivo de valorizar e reconhecer alunos e professores da rede pública de ensino, o Instituto Votorantim abre as inscrições para a terceira edição do Concurso Tempos de Escola. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Canal Futura, e premiará redações de alunos do ensino fundamental e ensino médio das escolas públicas dos municípios participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE). As inscrições podem ser realizadas até 31 de julho de 2011 pelo site: www.blogeducacao.org.br/temposdeescola. Os vencedores serão divulgados em setembro.
Em Mato Grosso do Sul o município participante é Água Clara, onde a Fibria, através do Instituto Votorantim, realiza as ações do PVE, desde fevereiro deste ano. Em 2010 a cidade também participou do projeto. Por lá, alunos e professores já estão se mobilizando para participarem do concurso, que em 2011 traz algumas novidades. Uma delas é a criação da categoria Ensino Fundamental I, voltada para alunos do 3º ao 5º ano, ampliando, assim, o número de estudantes que serão sensibilizados com o concurso. Outra mudança é a escolha de temas diferentes, que valorizam a escola e a educação, para cada uma das três categorias.
Serão escolhidas até três redações por município, com um premiado para cada categoria. Além dos prêmios, os alunos terão seus textos publicados em um livro coletivo, que será lançado em 2012.
Os professores orientadores e as escolas nas quais estejam matriculados os alunos vencedores também receberão kits com materiais pedagógicos e passarão a ter acesso à plataforma FuturaTEC (http://futuratec.org.br/), espaço virtual em que estão disponíveis as diversas produções educativas elaboradas pelo Canal Futura
O Concurso Tempos de Escola premiará, ainda, como Destaques Nacionais os autores dos três melhores textos, sendo um por cada categoria. Cada aluno vencedor e seu respectivo professor orientador receberão um computador. A Comissão Julgadora que avaliará as redações será composta por representantes do MEC, Canal Futura, Blog Educação e Instituto Votorantim.