Estado de alerta é a situação de Paranaíba com o alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti. O alerta foi emitido pela coordenadora do Departamento Municipal de Controle de Vetores, Ymara Lúcia Zanin Palchetti.
Maracaju
Focos de mosquito da Dengue aumentam em Paranaíba
Controle de vetores do município teme epidemia com a chegada do verão
O último Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) revelou dados preocupantes, segundo Ymara, onde todas as regiões da cidade tiveram resultado positivo para a presença de focos do mosquito. Uma das regiões mais críticas é o bairro Santo Antônio, onde foram encontrados 12 focos somente em um dia de visita dos agentes de saúde.
Quanto ao índice de infestação, o município registrou uma média de 4%, acima do que é recomendado pelo Ministério da Saúde. A situação é mais critica ainda quando os bairros são analisados individualmente. No Santa Eliza, por exemplo, o índice de infestação registrado foi de 9%, no bairro Daniel II o registro foi de 6%, 5% no Salomé e 4% em parte da região central.
A preocupação maior quanto aos dados é com a chegada do verão, período de maior incidência de casos de Dengue em todo o país. Com a chegada das chuvas o alerta é para uma possível epidemia. Para Ymara, além das visitas dos agentes outro fator que ajuda no combate aos focos de mosquito é a conscientização e colaboração da população. “Precisamos retomar a campanha do Ministério da Saúde, onde pede que os cidadãos reservem 10 minutos da sua semana para vistoriar o seu imóvel”, explicou.
No município, os principais focos são descartáveis, terrenos baldios, vasos de plantas e lixo. “Em casa o morador deve fazer a limpeza regularmente em locais que acumulam água ou umidade”, alertou Ymara.
O Departamento de Controle de Vetores disponibiliza ainda um telefone para denúncias de possíveis focos. “Pedimos o auxílio da população para que nos ligue, fala denúncias de terrenos baldios ou até mesmo nos ligue em casos de dúvidas quanto as formas de combate”, ressaltou a coordenadora. O telefone para denúncias é 3669-0093.
VÍRUS 4
Além dos registros de alta incidência do mosquito da dengue em Paranaíba, neste ano foi detectado a presença do vírus 4. O DEN-4 é uma nova variação do vírus, que se manifesta com os mesmos sintomas dos tipos 1, 2e 3. Porém, segundo especialistas, a maior preocupação é o fato de um ser humano ser infectado somente uma vez por cada tipo, ou seja, quanto maior variações, maior possibilidades da mesma pessoa ser infectada novamente. Segundo Ymara, a descoberta do vírus em Paranaíba foi feita por isolamento viral.