Veículos de Comunicação

Oportunidade

Governo decide hoje o reajuste dos aposentados

A expectativa é que seja concedido um abono salarial, como forma de preservar o aumento de 6,14%

O governo decide nesta sexta-feira (11) o reajuste de 7,7% dos aposentados que ganham acima do mínimo (R$ 465) em uma reunião prevista para ocorrer nesta tarde em Brasília, segundo informações concedidas por lideranças ligadas aos aposentados.

O encontro será entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e membros do ministério da Fazenda, contrários ao reajuste. A expectativa é que seja concedido um abono salarial, como forma de preservar o aumento de 6,14% que já vem sendo pago desde janeiro deste ano por meio de uma MP (Medida Provisória).

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, um reajuste de 7,7% seria mais dinheiro circulando na economia, mas um reajuste de 6,14%, menor, ajudaria a manter o equilíbrio nas contas do governo.

O fim do fator previdenciário, que é a conta que mede os anos de contribuição à Previdência, os anos de vida do trabalhador e a expectativa de vida no momento da aposentadoria, deverá ser vetado, como o próprio ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou nesta semana.

A previsão é que o governo comece a estudar a volta do fator 85/95. Neste caso, para ter a aposentadoria integral, a soma da idade e o tempo de contribuição deve ser igual ou maior a 85 para as mulheres e 95 para os homens.