Veículos de Comunicação

Oportunidade

IBGE: Setor fatura 8,8% a mais em outubro

Após a aceleração registrada em setembro, o setor de serviços perdeu força e registrou expansão de 8,8% em outubro na comparação com igual período de 2012. 

O resultado ficou abaixo do observado em setembro, quando a atividade de maior peso no cálculo do PIB do país obteve aumento de 9,7% (dado revisado) do faturamento na comparação anual. Em agosto, o avanço havia sido de 6,6%. 
Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 
O setor, ao lado do comércio, vive tendência de reação nos últimos meses com a renda ainda em expansão, apesar do menor ritmo neste ano. 
Com o dado de outubro, a atividade, que tem peso de 60% no PIB, acumula alta de 8,5% em sua receita neste ano. 
O índice acumulado nos últimos 12 meses encerrados em outubro também soma variação positiva de 8,5%. 
Segundo o IBGE, os serviços prestados às famílias tiveram alta de 12,6% na comparação com outubro de 2012. Já os de informação e comunicação avançaram 7,9% e os profissionais, administrativos e complementares subiram 7,2%. 
Ramo de grande importância para o setor de serviços, o de transporte, serviços auxiliares dos transportes e correio registrou crescimento de 9,9%. Já o grupo classificado como outros serviços variou 9,7%. 
A Pesquisa Mensal de Serviços é o primeiro indicador conjuntural mensal que investiga o setor de serviços no país. O índice abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores de saúde, educação e administração pública. 
Como a pesquisa é nova, o IBGE não calcula o resultado comparado com o mês imediatamente anterior, pois é necessário uma série mais longa para identificar um padrão sazonal dos dados.