Veículos de Comunicação

Oportunidade

Meio Ambiente realiza nova coleta do Projeto Ecotroca

A partir das coletas, o projeto recolhe materiais inservíveis com a participação e conscientização da população

-
-

Nesta segunda-feira (9) a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, acompanhada pela bióloga da Companhia Energética de São Paulo (CESP), Leila Andreolli, percorreu os pontos de coleta do Projeto Ecotroca para recolher materiais não recicláveis como pilhas, baterias e lâmpadas.

Desde o início do projeto, foram realizadas coletas nos meses de junho, julho, agosto, setembro e novembro contabilizando a recolha de 966 unidades de lâmpadas (1,20m); 415 unidades de lâmpadas (0,60m); 1.303 unidades de lâmpadas pequenas (comuns, fluorescentes e incandescentes); aproximadamente 253.840 quilos de pilhas e baterias (todos os tamanhos), e cerca de 570 unidades de baterias de celular (coleta específica).

A empresa responsável pela coleta e descontaminação das lâmpadas é a Gere Soluções Ambientais de Campo Grande/MS. A empresa virá buscar estes materiais que estão armazenados corretamente em locais adequados dentro da Usina de Jupiá (CESP) quando atingir 5.000 unidades de lâmpadas.

No início do projeto, as pilhas eram encaminhadas para uma loja autorizada da SONY no município, porém, desde setembro estes materiais estão sendo depositados na CESP, pois a SONY parou de recolher pilhas e baterias de outras marcas. Diante disso, a Secretaria de Meio Ambiente junto com os parceiros estão avaliando alternativas de descarte ambientalmente correto destes materiais.

Projeto

Lançado oficialmente no dia 05 de junho, o projeto Ecotroca é uma iniciativa da Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com empresas privadas: CESP, Mabel, Supermercados Passarelli, Supermercado Nova Estrela, PETROBRAS, e Associação Comercial e Empresarial de Três Lagoas.

Preocupados com a questão ambiental, os parceiros uniram-se para disseminar uma ação ecologicamente correta.

O Ecotroca resume-se em um projeto de troca onde lâmpadas, pilhas e baterias inservíveis são trocados por lanchinhos da Mabel.

O projeto funciona da seguinte forma: a criança ou adulto que tiver em casa lâmpadas, pilhas ou baterias inservíveis poderão fazer a troca. A cada três lâmpadas mais uma pilha ou bateria ganha um lanchinho da Mabel.

Os pontos de coleta e troca são os Supermercados Passarelli e Nova Estrela.

Após serem separados e pesados, os itens passam a fazer parte de um catálogo onde constam informações sobre todo o processo de recolha de materiais do projeto Ecotroca para que haja um controle de cada item.