No mês de junho a Federação dos Pescadores Profissionais Artesanais do Estado de Mato Grosso do Sul, a Superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura no Mato Grosso do Sul, Colônias e Associações de Pescadores Profissionais, ONG Ecoa – Ecologia e Ação e Polícia Militar Ambiental, realizam uma campanha intitulada “MÊS DO PESCADOR E DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – o pescador profissional artesanal cuidando dos nossos rios”, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre necessidade de cuidar dos rios de Mato Grosso do Sul.
Estas instituições e organizações que trabalham diretamente com a pesca no Mato Grosso do Sul estão preparando uma grande ação quando serão organizadas gincanas de recolhimento do lixo nos rios e suas margens em diversos municípios onde há um número significativo de pescadores (ver cronograma e locais abaixo). A campanha começará em Coxim e será encerrada em Corumbá e Ladário.
Em cada local definido os realizadores, junto com a Colônia de Pescadores e a Prefeitura Municipal, organizarão uma gincana entre os pescadores profissionais artesanais, na qual os participantes vão recolher o máximo de lixo nos rios e margens. Os materiais coletados receberão a destinação mais adequada ambientalmente no âmbito local.
DATA / JUNHO MUNICÍPIOS COLÔNIA/ASSOCIAÇÃO
05 Coxim Colônia Z-2; Arpeixe
11 Miranda Colônia Z-5; APAIM e Artpeixe
12 Bonito Colônia Z-11
13 Porto Murtinho Colônia Z6
18 Angélica Associação dos Pescadores
18 Fátima do Sul Colônia Z-10
19 Paranaíba Colônia Z-12
21 Três Lagoas Colônia Z-3
26 Aquidauana /Anastácio Colônia Z – 7; APA
28 Corumbá/Ladário Z-1; APPAL; Amor Peixe