Veículos de Comunicação

Oportunidade

Novo hospital do câncer do MS vai ter 200 leitos

A solenidade de abertura do evento contou com a presença do governador André Puccinelli

-
-

O diretor-geral do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, Alberto Abrão Siufi, disse que o novo Hospital do Câncer do Estado, que já está com as obras em andamento, na Capital será um prédio de nove andares, com 10 salas cirúrgicas, 12 leitos de CTI. “Em cinco andares, teremos 200 leitos, cada um com 40 leitos e todas as acomodações necessárias”. Segundo ele, o hospital deverá funcionar provavelmente, daqui há dois anos. O projeto foi apresentado ontem (5), durante abertura do Encontro Nacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer, no Hotel Jandaia, na Capital.

A solenidade de abertura do evento contou com a presença do governador André Puccinelli, e também reuniu representantes de 13 estados brasileiros e de 10 municípios do Mato Grosso do Sul. O encontro que termina hoje (5), tem a participação de mais de 150 pessoas para debater as ações de combate ao câncer entre as mulheres. Entre elas, estão no evento a presidente da Rede Nacional, Fátima Canuto e a presidente da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul, Creuza Marlene de Carvalho Guanica.

Segundo Alberto Siufi, atualmente, o Hospital do Câncer do Estado de Mato Grosso do Sul possui 40 leitos. “Atendemos uma média de 1.300 pacientes – fazendo quimioterapia por mês. Uma média de 303 consultas. E as cirurgias demoram em média 40 minutos. É um movimento extremamente grande e dedicado com os pacientes que precisam e vem de todo o Estado”, disse Sioufi lembrando que a instituição não deve nada a nenhum centro de tratamento de câncer do País. “Temos tudo que é necessário e possível para oferecer aos nossos pacientes. O hospital antigo será aproveitado para as funções administrativas”.

Rede Nacional

Fátima Canuto informa que a Rede é uma entidade mantida e operada por voluntários que dedicam a cuidar de pacientes, com baixa renda, portadores de qualquer tipo de câncer. A Rede hospeda pacientes vindos do interior do Estado, em tratamento de radioterapia e quimioterapia na Santa Casa. Doa prótese mamária, faz educação preventiva, oferece lanche nos ambulatórios, fraldas descartáveis, cestas básicas, apoio psicológico e terapia ocupacional.