Veículos de Comunicação

Oportunidade

Olimpíada do Senai define os campeões nesta sexta-feira

Este último dia de competição está sendo marcado pelo nervosismo dos participantes

-
-

A Olimpíada do Conhecimento do Senai, que teve início na quinta-feira (26) na escola da entidade em Campo Grande, define os campeões nesta sexta-feira (27) entre os 44 participantes da Capital, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas. Segundo a coordenadora de educação profissional do Senai, Maise Giacomeli, responsável pela etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, este último dia de competição está sendo marcado pelo nervosismo dos participantes devido o fim do prazo limite para a entre da tarefa estabelecida.

“Ultimo dia de nervosismo tem tempo limite para entregar tarefa, alguns alunos são bem rápidos e terminam antes do tempo, como foi o caso do único inscrito na mecânica. Eles têm até as 11 horas de hoje para concluir as provas”, declarou Maise Giacomeli, informando que a divulgação do resultado será às 15 horas desta sexta-feira. “Hoje, é importante a concentração para que o trabalho renda o máximo. Na quarta-feira, por exemplo, já foi possível verificar alguns projetos, principalmente aqueles que terão produtos como resultado, como é o caso da eletricidade industrial e eletricidade predial”, disse.

Ao todo são 20 horas de competição em cada área tecnológica, sendo cinco horas no primeiro dia, mais cinco no período da manhã e outras cinco no período da tarde de ontem e as cinco horas finais na manhã desta sexta-feira. Os competidores são avaliados por 43 técnicos especialistas nas oito áreas tecnológicas – segurança no trabalho, tecnologia da informação, tornearia mecânica, eletricidade industrial, eletricidade predial, confecção de roupas, mecânica de manutenção e mecânica de automóveis.

A competição, considerado o maior evento de promoção da Educação Profissional no Brasil, tem caráter competitivo de atualização tecnológica e de avaliação do processo de ensino aprendizagem da entidade. Na Olimpíada do Conhecimento do Senai, os alunos são avaliados segundo critérios de conhecimento técnico e tecnológico, de qualidades pessoais e de habilidades – requisitos essenciais para inserção e permanência do jovem trabalhador no mercado de trabalho.

Para Cássio Neves Lemes, aluno do Senai de Dourados e que está competindo na área de eletricidade industrial, o nível de todos os competidores é alto e será difícil conquistar o primeiro lugar. “Apesar disso, vim para vencer e acrescentar isso ao meu currículo profissional que estou começando a formar”, declarou.

Assim também pensa Luander Oliveira, do Senai de Corumbá e que vai competir na área de eletricidade industrial. “Vou aproveitar a Olimpíada do Conhecimento para melhorar a minha experiência profissional”, disse. Já Eliel Ribas, aluno do Senai de Três Lagos e que também vai competir na área de eletricidade industrial, pontuou que todos os competidores estão capacitados para ganhar, mas espera ter a chance de vencer. “Vou procurar manter a calma”, prometeu.

O aluno Jéferson Araújo, do Senai de Naviraí e que vai competir na área de tornearia mecânica, afirma que o evento é a oportunidade para aprimorar os seus conhecimentos. “É mais uma porta para o mercado de trabalho”, analisou. A competidora Cristiane Silva, do Senai de Campo Grande e que vai competir na área de confecção de roupas, a etapa estadual do evento é um conhecimento a mais para que ela consiga chegar à etapa internacional. “Espero aproveitar todas as oportunidades, pois elas vão me ajudar na minha vida profissional”, considerou.