Veículos de Comunicação

Oportunidade

Perícia de MS analisa ossos em curso nacional de Genética Forense

O curso visa capacitar aproximadamente 20 pessoas, inclusive estrangeiros

Entre os dias 27 de julho a 07 de agosto, acontece em Brasília (DF), o Curso Avançado em Genética Forense: Amostras Complexas (Ossos), onde serão realizados experimentos inspirados em situações relacionadas à pessoas desaparecidas.

O curso visa capacitar aproximadamente 20 pessoas, inclusive estrangeiros. Destas, 13 são representantes de Estados que já possuem unidade laboratorial de genética forense em pleno funcionamento: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins. Outros sete participantes são de países que integram alguns países do MERCOSUL Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai.
 
Mato Grosso do Sul será representado pela perita criminal, Thelma da Silva Conceição, servidora lotada no Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (Ialf) da Coordenadoria Geral de Perícias (CGP).
 
A capacitação é promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em conjunto com o Instituto de Pesquisa de DNA Forense (IPDNA), da Polícia Civil do Distrito Federal (DF) – 1º Laboratório do Brasil a realizar exames de DNA Forenses – e sediará o curso, ficano Complexo da Polícia Civil, Sigo SAISO, bloco E – Brasília (DF).
 
Para a perita criminal Josemirtes S. Fonseca P. da Silva, diretora do Ialf, “esse curso é muito importante para manter o corpo técnico do nosso laboratório atualizado com as novas técnicas e procedimentos da área, tendo em vista que a extração de DNA a partir do osso humano é bastante complexa”, explica.
 
“No curso, que é composto não só da parte teórica mas também da prática, o profissional executa o que apreendeu e tem a oportunidade de analisar e executar as técnicas. A perita Thelma está levando uma amostra de osso de um caso em andamento aqui no laboratório para ser analisado durante o treinamento. Temos esperanças que com o auxílio dos instrutores ou através de experiências já realizadas em outros Estados, possamos obter resultados esclarecedores sobre o caso”, conclui.
 
Durante o curso haverá ainda exposições de renomados pesquisadores e professores universitários da especialidade de DNA Forense. A programação completa será divulgada na próxima semana.