Veículos de Comunicação

Oportunidade

Petroleiros entram em greve contra leilão de Libra

Os trabalhadores da Petrobras iniciaram greve nesta quinta-feira contra o leilão do campo de Libra, maior descoberta de petróleo do país. A paralisação ocorre em todas as refinarias, terminais, plataformas, campos de produção e demais unidades operacionais, de acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP). 

Em Brasília, os petroleiros e integrantes da Via Campesina ocupam desde as 8h o Ministério de Minas e Energia. De acordo com os sindicalistas, a adesão à greve é total e a operação da estatal é mantida por equipes de contingência da Petrobras.

O campo de Libra será leiloado na segunda-feira pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e 11 empresas se habilitaram para concorrer. Além da Petrobras, pagaram taxa para participar da licitação as chinesas CNOOC International Limited e a China National Petroleum Corporation, a japonesa Mitsui, a indiana ONGC Videsh, a portuguesa Petrogal, a colombiana Ecopetrol, a francesa Total, a anglo-holandesa Shell, a Petronas (Malásia) e a espanhola Repsol, em associação com a chinesa Sinopec.

Os grevistas também reivindicam a retirada da tramitação de um projeto de lei no Congresso que regulamenta o trabalho terceirizado.