Policiais militares ambientais de Campo Grande (MS) receberam informações de que haveria um filhote de onça-parda na fazenda Guarujá, em Ribas do Rio Pardo (MS), que estaria desgarrado da mãe.
A PMA foi hoje de madrugada ao local, encontrou o filhote de cerca de 2 meses e fez diligências no local para verificar a possível presença da onça adulta mãe, porém, não havia rastros nas imediações.
Como os policiais avaliaram que o filhote não sobreviveria sem a presença da mãe fizeram o recolhimento do animal para Capital para ser encaminhado ao CRAS – Centro de Reabilitação de Animais silvestres. A PMA avalia que a mãe possa ter sido morta por caçadores. A onça-parda é uma espécie que está na lista de animais em extinção.
A onça-parda, puma, ou suçuarana é encontrada em todas as Américas, desde o Canadá, ao extremo sul da América do Sul. Vive em torno de 15 anos e em alguns locais pode atingir até 100 quilos. É um animal solitário e prefere viver em lugares de difícil acesso – florestas, desertos e montanhas. Geralmente caça ao entardecer.
Em Mato Grosso do Sul tem sido caçada principalmente por ter uma característica de matar animais para ensinar os filhotes a caçar. Ou seja, acaba matando além do que precisa para comer. Isto faz com que as pessoas acabem matando o animal e os filhotes sejam encaminhados ao CRAS – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.