Veículos de Comunicação

Oportunidade

Polícia estadual só pode entrar em aldeias com autorização de órgãos federais

As lideranças das aldeias em Dourados ressaltaram o empenho do governo do estado em solucionar as questões indígenas

O governador André Puccinelli cumpriu a primeira parte de sua agenda hoje (6), em Dourados, com a entrega das chaves de 100 unidades habitacionais, na Aldeia Jaguapiru. Puccinelli também inaugurou a Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Intercultural Guateka Marçal de Souza, distribuiu 1.284 cestas alimentares e entregou duas patrulhas mecanizadas para atender aldeias de Dourados.

Com a presença de todas as lideranças indígenas de Dourados, que cobraram maior segurança nas aldeias, o governador explicou que as polícias estaduais estão impedidas de entrar nas aldeias sem a autorização da Polícia Federal, Ministério Público Federal e governo Federal.  Puccinelli voltou a colocar a Segurança Pública à disposição dos indígenas, desde que obtenha a autorização necessária.

As lideranças das aldeias em Dourados ressaltaram o empenho do governo do estado em solucionar as questões indígenas e também agradeceram as melhorias e investimentos realizados nas aldeias, lembrando que nenhuma administração estadual havia garantido tanta assistência como agora. 

Neste momento, o governador assina ordem de serviço para reforma da captação subterrânea do sistema de abastecimento de água; entrega da reforma da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves; assina convênio do Programa Minha Casa Minha Vida para construção de 447 unidades habitacionais; e autoriza início de construção de 161 unidades habitacionais desse mesmo programa. A solenidade acontece na escola Presidente Tancredo Neves, no Parque das Nações I.

Em seguida, Puccinelli inaugura o prédio reformado da 1ª Delegacia da Polícia Civil, na rua Cuiabá, 1.828, Jardim Veneza.