Veículos de Comunicação

Oportunidade

Protocolo de intenções ratifica interesse chinês no MS

O Diário Oficial do Estado de hoje (9) trouxe a publicação do extrato do Protocolo de Intenções

-
-

Protocolo de intenções firmado entre o governo de Mato Grosso do Sul e a empresa chinesa Jiangxi SANHE International Investment Co. Ltd formaliza interesse em investimentos no Estado. O acordo foi firmado durante reunião entre o governador André Puccinelli e o empresário WangLun, da Wangs Group Co. no dia 23 de outubro.

O Diário Oficial do Estado de hoje (9) trouxe a publicação do extrato do Protocolo de Intenções, que contém o compromisso do governador e do responsável pelo grupo empresarial de viabilizar o investimento internacional, nas áreas de agricultura, com plantio, principalmente de milho e soja; criação de animais para corte; plantio de florestas para extração de madeira; indústria de beneficiamento de produtos primários, especialmente de produção e tratamento de mel. O protocolo inclui a atração de novas tecnologias chinesas de produção, inclusive com a aquisição de áreas de terras.

Inicialmente, a vigência do acordo será de três anos, com perspectiva de prorrogação por prazo igual. 

Missão

A assinatura do protocolo foi definida em Nanchang, capital da Província de JiangXi, durante André Puccinelli, durante reunião de trabalho organizada pelo governo da província. Na ocasião, André recebeu a notícia de que o Wangs Group Co. estuda a possibilidade de investir no Brasil capital chinês que chegaria até a  US$ 1 bilhão, no prazo de 10 anos,  em agropecuária, madeira e indústria de produtos primários. O acordo visa dar continuidade ao projeto de desenvolvimento rural proposto pelos empreendedores.

Segundo informações tratadas na reunião, a ideia é ocupar cerca de 10 mil hectares com plantio agrícola, criação de animais para corte, plantio de florestas e indústria de beneficiamento de produtos primários.

A Sanhe faria o investimento internacional no território de Mato Grosso do Sul, visando produzir carne, grãos e outros alimentos, atraindo investidores e tecnologia para incrementar o projeto, gerando desenvolvimento e novos empregos no Estado. Caberá ao governo do Estado, dentro dos princípios da legislação estadual, apoiar, oferecer subsídios, incentivos fiscais, infraestrutura, apoio técnico, logístico e de serviços públicos para atender as demandas geradas pelo projeto.

A articulação do protocolo aconteceu na véspera de ser assinada a declaração de Estados Irmãos, entre Mato Grosso do Sul – Brasil e JiangXi – China que prevê a cooperação e o intercâmbio entre os dois Estados visando o desenvolvimento econômico e social comuns.