Veículos de Comunicação

Oportunidade

Secretário de Saúde em exercício reforça conscientização no combate à dengue

No 1° semestre de 2009 foram registrados três mil casos de suspeita de dengue

O secretário de Saúde de Estado em exercício, Eugênio de Barros, em entrevista na manhã de hoje (5), divulgou estatísticas sobre a dengue no ano de 2009 e confirmou a participação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) no combate à epidemia.

Segundo o secretário em exercício, em Mato Grosso do Sul, no 1° semestre de 2009 foram registrados três mil casos de suspeita de dengue; já no 2° semestre, foram registrados cinco mil casos. “A Secretaria de Saúde está devidamente antenada nesses números crescentes”, destaca o secretário, que ainda confirmou a entrega de medicamentos e o envio de técnicos especializados para o combate à dengue para a Capital e para as cidades do interior do Estado.

O secretário também destacou uma diminuição de casos da dengue no município de Corumbá, onde houve uma grande epidemia da doença. Ele confirmou somente 95 casos. “Essa diminuição se dá por conta da parceria das autoridades públicas e da Vigilância Sanitária” completa.

A SES alerta sobre cuidados e prevenção da dengue em todo o Estado e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação.

 Cuidados e prevenção

* Tampar os grandes depósitos de água;

* Limpar os recipientes de água;

* Remover e coletar o lixo;

* Realizar inspeção domiciliar para controle da reprodução de mosquitos;

* Fazer controle químico;

* Realizar campanhas de educação em saúde;

* Utilizar mosquiteiros, repelentes e telas;

* Estimular campanhas educativas e escolares.