Veículos de Comunicação

Maracaju

Simone Tebet assume o governo do Estado

Puccinelli entra de férias e Simone Tebet governa o Estado até o dia 27

Simone se afastou do cargo de secretária de governo -
Simone se afastou do cargo de secretária de governo -

A vice-governadora Simone Tebet (PMDB) assume a partir desse sábado o governo do Estado, enquanto, o lugar do governador André Puccinelli (PMDB) entra em gozo de   férias a partir de hoje e só retorna ao trabalho dia 27 de janeiro.Simone disse ao Jornal do Povo,que assumiu o governo do Estado, pelo menos, em cinco ocasiões em substituição ao governador  Puccinelli. 

Na manhã de ontem, o governador André Puccinelli se reuniu com a vice-governadora para discutir assuntos da administração do Estado. Simone, que atualmente ocupa a Secretaria de Governo, se afastou do cargo para exercer a função de governadora em exercício, eapós o retorno do governador, Simone não deverá retornar o cargo de secretária, porque é pré-candidata a uma vaga no Senado Federal nas eleições desse ano. 
 
Entretanto, ela declarou que o seu afastamento da Secretaria de Governo, não está atrelado ao processo eleitoral, mas sim a questões jurídicas. “Juridicamente, entendo que não posso acumular o cargo de governadora e secretária. Esse é um posicionamento meu, e para não haver a necessidade de consultas, pedi ao governador para deixar a secretaria. Acho que não poderia assinar como secretária e como governadora, então para evitar questionamentos sobre acumulo de cargos, vou ficar apenas coma função de  governadora em exercício. Não sei se quando ele retornar de férias, voltareipara a secretaria”, comentou.
 
No lugar de Simone, quem assume novamente a Secretaria de Governo é Osmar Jeronimo, que acumulará a função com a de Chefe da Casa Civil. Essa mudança foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado. De acordo com a legislação eleitoral, quem ocupa cargo público, e tem pretensão de concorrer a algum cargo eletivo deve se afastar das atividades seis meses antes das eleições. Ou seja, abril é o prazo final para as definições políticas, a partir dessa data será possível de fato saber quais serão os possíveis candidatos.
 
Simone ressaltou ainda que, até o momento, ela é a pré-candidata do PMDB para disputar uma vaga ao Senado, e que o governador André Puccinelli já declarou que vai encerrar a carreira política em dezembro de 2014. “Se ele for o candidato do PMDB tem que renunciar ao cargo de governador em abril, mas não acreditamos nessa possibilidade, já que ele declarou por diversas vezes que pretende ir para casa descansar”, ressaltou.
 
Segundo Simone, assim que se afastar do governo pretende iniciar a maratona de visitas aos municípios, visando às eleições. Entretanto, no período em que estiver como governadora em exercício, disse que vai dedicar-se exclusivamente ao trabalho administrativo. “Depois que o governador retornar de férias começo a conversar com a classe política, antes disso vou focar na parte administrativa, pois tenho muita responsabilidade e sei do peso do cargo de governadora e da caneta que tenho em mãos”, salientou.
 
Simone adiantou que na semana que vem deve ir à Brasília. Nesse período de férias de Puccinelli, a governadora em exercício disse que pretende visitar alguns municípios e vistoriar algumas obras. Puccinelli irá descansar por alguns dias no estado do Rio de Janeiro com a família.