Os amistosos da seleção brasileira contra Gabão e Egito, nos dias 10 e 14 de novembro, não chegam a entusiasmar o torcedor. No entanto, a convocação para essas partidas, que será feita na manhã desta quinta-feira (27), no Rio de Janeiro, causa apreensão nos principais clubes nacionais.
Caso o técnico Mano Menezes mantenha a linha de chamar atletas que disputam o Brasileirão, desfalcará as equipes na reta final da competição.
Isso porque haverá rodada do Nacional nos dias 12 e 13, além de jogos no dia 16. Com isso, se algum “brasileiro” for levado, além de perder uma rodada, corre o risco de ficar ausente da seguinte.
As partidas serão disputadas em Libreville, capital de Gabão, contra os donos da casa, e em Doha, no Qatar, diante da seleção egípcia. O retorno ao Brasil será longo e desgastante, prejudicando os clubes em duas rodadas.
Nas últimas convocações, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, São Paulo e Vasco, os seis postulantes ao título, cederam atletas e reclamaram bastante de Mano, que costuma dizer que “cuida apenas de seus problemas”.
Fica a expectativa também se Kaká, que nunca foi chamado pelo comandante, finalmente irá figurar na lista, já que tem atuado com mais frequência no Real Madrid (ESP) e recebido destaque.
No começo de outubro, a seleção brasileira se reuniu e venceu os dois amistosos disputados, contra a Costa Rica, por 1 a 0, e o México, de virada, por 2 a 1.
Antes, havia vencido a Argentina, em Belém (PA), por 2 a 0. Se derrotar o Gabão, o Brasil chegará a quatro triunfos seguidos, na maior série de Mano Menezes no comando da equipe.
Serão os dois últimos confrontos da seleção brasileira na temporada. Depois, o time só deverá ser reunido novamente em fevereiro de 2012. No ano que vem, a prioridade será a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres.