Veículos de Comunicação

Oportunidade

Transexual pioneiro "estrela" exposição sobre identidade em Londres

Projeto destaca vida de April Ashley, 74, que fez operação de troca de sexo nos anos 1960

Uma exposição que explora questões de identidade sexual foi aberta em Londres tendo como destaque uma seção sobre uma das primeiras britânicas a trocar de sexo, a ex-modelo e atriz April Ashley.

Ashley, hoje com 74 anos, passou pela operação nos anos 1960, quando essa ainda era uma decisão quase impensável na Grã-Bretanha.

"Eu tive de assinar um documento absolvendo o médico em caso de morte", disse ela à BBC. "Fiquei muito doente, mas era a pessoa mais feliz do mundo. Porque de repente o seu corpo está de acordo com sua mente."

A história de Ashley, ou George Jameson, quando nasceu, em 1935, é um dos destaques da exposição que abriu em Londres sobre a questão da identidade. Ela acabou se tornando uma modelo de sucesso, inclusive aparecendo em capas da revista "Vogue".

"O que eu gostaria de passar é a mensagem de que você pode ser quem você é. Mas seja com alegria, seja feliz e nunca desista. Seja terrivelmente corajosa, porque isso sim é necessário."

O Projeto Identidades, da organização Wellcome Trust, se estenderá pelos próximos nove meses e incluirá diversos eventos, como exposições, performances ao vivo e exibições em diversos de suas sedes.

Tendo como base os dez anos do que considera dois marcos nessa discussão – o Projeto Genoma, que em junho de 2000 mapeou os genes humanos, e o Big Brother, o reality show que estreou na Grã-Bretanha há uma década atraindo a curiosidade humana para se ver na TV -, o projeto pretende ajudar os espectadores a "conhecer um pouco mais de nós mesmos".

O tema será explorado, por exemplo, em exposições de gravuras de pacientes de hospitais psiquiátricos, peças de teatro e de rádio, exposições fotográfica em colaboração com dez artistas, documentários e discussões sobre a influência do DNA na autodefinição de cada indivíduo.