O processo eleitoral para a escolha da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), já está em andamento, com o lançamento de duas chapas. Uma delas é encabeçada pelo atual secretário geral da OAB/MS, Ary Raghiant Neto, e a outra tem como candidato a presidente, o advogado Leonardo Duarte, filho do Desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça, Claudionor Duarte.
Em Três Lagoas, por enquanto, o processo eleitoral para escolha da nova diretoria da 2ª subseção da OAB/MS, ainda está na fase inicial de composição de chapas.
As eleições da OAB/MS e simultaneamente das respectivas 30 subseções da ordem serão em outubro, em data ainda a ser divulgada oficialmente. Ao que tudo indica, se não houver a composição de uma chapa de consenso para eleger o substituto do atual presidente da 2ª subseção da OAB/MS, advogado João Penha do Carmo, três chapas poderão ser lançadas em Três Lagoas, independentemente da preferência por um ou outro dos dois candidatos à presidência da OAB estadual.
Segundo informações do advogado João Penha, “por enquanto, não foi lançada nenhuma chapa para a diretoria da subseção da OAB, em Três Lagoas”, informou. Por outro lado, existe a movimentação de composição de duas chapas e uma terceira ainda poderá surgir, “se não for possível chegarmos ao consenso de uma chapa única, que aglomere as principais lideranças, forças e tendências”, explicou João Penha.
Ele admite que já houve manifestações para a sua reeleição, “mas posicionei-me contrário a essa composição com os colegas, que sempre estiveram do meu lado”, observou. “Sou favorável à renovação”, completou.
Para a sucessão do presidente da subseção da OAB/MS, estão em fase de composição duas chapas, as duas encabeçadas por ex-presidentes. Uma delas é liderada pelo advogado Antônio Costa Corsioli. A segunda chapa tem como cabeça a advogada e ex-vereadora, Inêz Consuelo Gonçalves da Silva Martins.
“Se não for aceita a proposta do lançamento de um candidato de consenso, é possível que surja uma terceira chapa a ser encabeçada pelo advogado Vanderlei José da Silva, atual secretário geral da 2ª sub-seção da OAB, ou até por mim, em último caso”, antecipou João Penha.