Veículos de Comunicação

Oportunidade

Três chapas poderão concorrer às eleições da OAB

Se não houver composição de uma chapa de consenso, advogados de Três Lagoas terão três opções de voto

Presidente da subseção da OAB de Três Lagoas, João Penha do Carmo, descarta reeleição, mas propõe candidato de consenso -
Presidente da subseção da OAB de Três Lagoas, João Penha do Carmo, descarta reeleição, mas propõe candidato de consenso -

O processo eleitoral para a escolha da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), já está em andamento, com o lançamento de duas chapas. Uma delas é encabeçada pelo atual secretário geral da OAB/MS, Ary Raghiant Neto, e a outra tem como candidato a presidente, o advogado Leonardo Duarte, filho do Desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça, Claudionor Duarte.

Em Três Lagoas, por enquanto, o processo eleitoral para escolha da nova diretoria da 2ª subseção da OAB/MS, ainda está na fase inicial de composição de chapas.

As eleições da OAB/MS e simultaneamente das respectivas 30 subseções da ordem serão em outubro, em data ainda a ser divulgada oficialmente. Ao que tudo indica, se não houver a composição de uma chapa de consenso para eleger o substituto do atual presidente da 2ª subseção da OAB/MS, advogado João Penha do Carmo, três chapas poderão ser lançadas em Três Lagoas, independentemente da preferência por um ou outro dos dois candidatos à presidência da OAB estadual.

Segundo informações do advogado João Penha, “por enquanto, não foi lançada nenhuma chapa para a diretoria da subseção da OAB, em Três Lagoas”, informou. Por outro lado, existe a movimentação de composição de duas chapas e uma terceira ainda poderá surgir, “se não for possível chegarmos ao consenso de uma chapa única, que aglomere as principais lideranças, forças e tendências”, explicou João Penha.

Ele admite que já houve manifestações para a sua reeleição, “mas posicionei-me contrário a essa composição com os colegas, que sempre estiveram do meu lado”, observou. “Sou favorável à renovação”, completou.

Para a sucessão do presidente da subseção da OAB/MS, estão em fase de composição duas chapas, as duas encabeçadas por ex-presidentes. Uma delas é liderada pelo advogado Antônio Costa Corsioli. A segunda chapa tem como cabeça a advogada e ex-vereadora, Inêz Consuelo Gonçalves da Silva Martins.

“Se não for aceita a proposta do lançamento de um candidato de consenso, é possível que surja uma terceira chapa a ser encabeçada pelo advogado Vanderlei José da Silva, atual secretário geral da 2ª sub-seção da OAB, ou até por mim, em último caso”, antecipou João Penha.