Veículos de Comunicação

Oportunidade

Turismo do MS tem presença marcante no cenário nacional

O turista quer mergulhar em diferentes culturas e explorar novos olhares sobre o lugar

-
-

A diretora-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Nilde Brun, que também é presidente do Fórum de Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur), participou na semana passada de eventos de suma importância para o desenvolvimento do segmento turístico no cenário nacional.

Na quarta-feira (25), Nilde teve audiência com o ministro do Turismo, Luiz Barretto, para tratar de questões do Fornatur de suma importância para o turismo nacional, incluindo Mato Grosso do Sul, para alinhar as políticas para o turismo em 2010. Mais especificamente, o Fornatur está buscando a flexibilização dos vistos para turistas estrangeiros; o fomento à aviação regional; o incremento do limite legal de 20% para 49% da participação do capital estrangeiro nas empresas regionais de aviação; taxas aeroportuárias e subsídios para os vôos transfronteiriços regionais, ou seja, o repasse de fundos do Ministério da Defesa para o Ministério do Turismo, no que se refere à aviação regional; a divulgação e promoção da Copa 2014 durante a Copa do ano que vem, na África do Sul.

Para Nilde, com a expansão da aviação regional no Brasil, até 2014, ano que sediará a Copa do Mundo de Futebol, todos os Estados poderão ser contemplados com o fluxo de turistas que virão de todo o mundo para assistir ao espetáculo e desfrutar dos atrativos brasileiros: “É um caminho que irá induzir as economias locais e proporcionar aos Estados que não serão sub-sedes da Copa a possibilidade de também terem um retorno desse grande evento, ou seja, fazer com que os turistas estrangeiros não fiquem só nos destinos litorâneos, mas que possam conhecer também os destinos de ecoturismo, como é o caso de Bonito, por exemplo.”

Na quinta-feira (26), Nilde participou de uma mesa-redonda na abertura do I Salão do Turismo Goiano, em Goiânia, onde apenas os Estados de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso tem estandes. Na ocasião como convidada, Nilde explanou sobre a gestão de roteiros turísticos, citando o município de Bonito, que é modelo de gestão e frequentemente recebe caravanas de todo o país e também do interior para que as pessoas conheçam todo o processo e as belezas naturais do município.

Ela também defendeu a gestão compartilhada e falou sobre a importância das governanças locais no processo de desenvolvimento das regiões turísticas, através da parceria com o poder público, para que haja continuidade no processo de gestão de roteiros turísticos.

Na sexta-feira (27), Nilde e técnicos da Fundtur participaram em Bonito de uma reunião de confraternização e análise de resultados do Road show promovido na semana anterior pela Trip Linhas Aéreas na região Sul, que promoveu, divulgou e comercializou a nova rota Porto Alegre/Foz do Iguaçu/Londrina/Campo Grande/Bonito. A reunião teve a participação do trade turístico de Mato Grosso do Sul, além de agentes e operadores de viagens de outros Estados que foram sorteados com passagens aéreas da companhia para conhecer a nova rota.

O Road show é uma prática de apresentações itinerantes dos destinos turísticos de MS para agências de viagens, operadoras de turismo e empresários de outros Estados que vem se mostrando como uma das mais eficientes ferramentas de promoção e divulgação de turismo.

Resultados positivos

Na ocasião do road show, a mídia das cidades visitadas deu grande destaque o turismo de Mato Grosso do Sul, de forma espontânea, divulgando o Estado em suas respectivas regiões. A empresária Beth Coelho, do empreendimento turístico Fazenda San Francisco disse que se surpreendeu com a atenção dada à comitiva nas cidades onde esteve o road show: “Foi muito bom, graças ao trabalho e ao empenho do pessoal da Trip e da Fundtur. Em Londrina, por exemplo, negociamos com muitos operadores de turismo que não trabalhavam com os atrativos de Mato Grosso do Sul. Em Foz do Iguaçu, muitos estrangeiros assistiram a nossa apresentação. Certamente graças a esse trabalho de divulgação, essa nova rota vai render ótimos resultados para o turismo de Mato Grosso do Sul”.

Após o road show, a comitiva sul-mato-grossense participou do Festival de Turismo de Gramado, de 19 a 22 de novembro. Segundo a organização, mais de 12 mil visitantes estiveram o evento. O encontro abriu espaço para tendências turísticas que ainda buscam espaço no mercado, como o turismo religioso, místico e esotérico e o turismo LGBT (voltado para lésbicas, gays, bissexuais e transexuais).

Tour da Experiência

Independente do destino escolhido, o turista quer mergulhar em diferentes culturas e explorar novos olhares sobre o lugar. O lançamento do portal Tour da Experiência, realizado no Festival, no estande do Ministério do Turismo, mostrou uma ideia inovadora, pautada no princípio de “envolvimento e encantamento”. Essas são as duas palavras de ordem do projeto, que tem gestão o Instituto Marca Brasil e Sebrae e é realizado pelo Ministério do Turismo. Dividido em cinco destinos: Belém/PA, Bonito/MS, Petrópolis/RJ, Porto Seguro/BA e Região da Uva e Vinho/RS, o Tour da Experiência contempla 116 empreendimentos. “A economia da experiência é uma realidade de consumo, é preciso trazer a emoção à tona e tocar as pessoas”, disse a superintendente do Instituto Marca Brasil, Daniela Bitencourt, durante a apresentação.

Também foram apresentados o 7º Salão de Ecoturismo e Turismo de Aventura, 6º Salão de Tecnologia para o Turismo, 5º Salão de Turismo Rural, 4º Salão de Turismo Saúde e o 2º Salão de Turismo Cultural.

Participaram do evento mais de trinta países, Entre eles, Argentina, Uruguai, Chile, Equador, Colômbia, Guatemala, Costa Rica, Itália e praticamente todos os estados brasileiros.

MS Forte

A participação da Fundtur, através de iniciativa do governo estadual, pelo programa MS Forte, em eventos nacionais e internacionais e o incentivo aos empresários locais em participar de tais eventos fazem parte do planejamento estratégico do governo do Estado, com o objetivo de promover e divulgar Mato Grosso do Sul aos mais variados públicos.

Assim, Mato Grosso do Sul torna-se cada vez mais conhecido no Brasil e no exterior, profissionalizando o turismo, através da capacitação e qualificação dos profissionais locais, atraindo visitantes e gerando bons negócios em 50 setores da economia impactados pela atividade.