Veículos de Comunicação

Oportunidade

Unidades da USP têm aulas após convocação de greve por estudantes

Apenas na FFLCH e na ECA movimento de alunos era menor

A maior parte das unidades da Universidade de São Paulo (USP) tinha aulas normalmente na manhã desta quarta-feira (9), um dia após a convocação de greve geral por parte dos estudantes, decidida em assembleia na noite desta terça (8). Entre as unidades visitadas pelo G1, apenas na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e na Escola de Comunicações e Artes (ECA) o movimento de alunos era menor e algumas aulas não eram realizadas.

Os estudantes decidiram entrar em greve após a reintegração de posse ocorrida na manhã desta terça do prédio da reitoria, que foi ocupado no dia 2 de novembro. No total 72 estudantes e funcionários foram presos. Eles foram soltos apenas após o pagamento de fiança – R$ 545 por pessoa. Os alunos reivindicam o fim do convênio da Polícia Militar com a USP e a saída da PM do campus.

A maior mobilização de alunos nesta manhã estava na FFLCH. Segundo os próprios estudantes, apenas o curso de letras tem diversas aulas durante a manhã. Por isso, foi convocada uma assembleia dos estudantes do curso para as 10h, que vai deliberar como será feita a adesão à greve. Durante a manhã, muitos alunos chegaram para as aulas. Algumas ocorriam normalmente – em outras, os próprios professores liberaram os estudantes.